Política

TAP: Parlamento pré-agenda audição de Mendonça Mendes

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 31-05-2023

O parlamento pré-agendou esta quarta-feira a audição do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro para 06 de junho e aprovou um requerimento para ouvir o Conselho de Fiscalização do SIRP sobre a recuperação de um computador do Ministério das Infraestruturas.

PUBLICIDADE

Na reunião da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o deputado do PSD e presidente deste órgão parlamentar, Fernando Negrão, anunciou que a audição de António Mendonça Mendes, requerida com caráter obrigatório pela Iniciativa Liberal (IL), foi agendada para dia 06 de junho, às 15:00.

Negrão ressalvou, contudo, que esse agendamento está pendente da autorização do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, uma vez que a audição decorreria à mesma hora que o plenário.

PUBLICIDADE

“Logo que tenhamos essa autorização do senhor presidente, ou não, eu naturalmente comunicarei a todos os senhores deputados”, disse.

Esta audição foi requerida potestativamente pela Iniciativa Liberal (IL) e tem como tema a intervenção do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro “na recuperação de um equipamento informático na posse do ex-adjunto do gabinete do ministro das Infraestruturas pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS)”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta reunião, os deputados aprovaram também um requerimento da IL para ouvir com urgência o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) sobre o mesmo assunto.

Este requerimento foi aprovado com os votos favoráveis do PSD, PSD e IL. Chega, Bloco de Esquerda, PCP, PAN e Livre estavam presentes no momento da votação.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE