Empreendedorismo

Talkie Talkie” é a proposta vencedora da iniciativa Cantanhede Innovation Days

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 03-11-2023

A proposta “Talkie Talkie”, de criação de uma app com Inteligência Artificial para ajudar à recuperação de pacientes com afasia, foi distinguida como a vencedora da edição de 2023 da iniciativa Cantanhede Innovation Days  (Cantanhede i-Days), que se concluiu esta sexta-feira (dia 3), no Hospital Rovisco Pais (Tocha, Cantanhede). O evento, organizado pela Universidade de Coimbra (UC), juntou equipas de vários estudantes que, em conjunto, tentaram encontrar soluções inovadoras para diferentes desafios da área da saúde.

PUBLICIDADE

Este ano, a comunidade de estudantes da UC foi convidada a responder a desafios apresentados pelo Hospital Rovisco Pais, na área da telemedicina e transformação digital, e pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo, na área das práticas de saúde amigas de idosos em hospitais. Depois de participarem em ações de formação em áreas como inovação, empreendedorismo, pitching  e  design thinking, os estudantes foram acompanhados por investigadores, docentes e profissionais da área da saúde no desenvolvimento das soluções para os problemas propostos.

A equipa vencedora – composta pelos estudantes Antónia, Mariana, Mohsen e Shervin – respondeu ao desafio “como ajudar os cidadãos a participarem ativamente na sua reabilitação, usando uma solução remota, fácil de usar e que permita uma monitorização fidedigna?” com a ideia de criação de uma aplicação (app) para acompanhar a recuperação de pacientes com afasia [Perda ou alteração da capacidade de falar ou de compreender a linguagem], a “Talkie Talkie”. Ao ganharem os Cantanhede i-Days ficaram apurados para representar a Universidade de Coimbra no evento em que vão ser apresentadas as melhores propostas desenvolvidas em cada uma das instituições que participam na iniciativa i-Days, que decorre em vários países da Europa no âmbito da rede EIT Health.

PUBLICIDADE

A iniciativa Cantanhede i-Days é organizada pela Unidade R&D International Networks da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC, o Biocant, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo e o Hospital Rovisco Pais.   

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE