Desporto

Tabuense quer salvar empresas falidas de dirigente da Académica

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-12-2013

Um investidor de Tábua adquiriu as empresas Pivot, Fareleiros, Fiar e Finistex, do setor têxtil de Avelar, em Ansião, evitando a sua liquidação, revelou fonte do Sindicato dos Trabalhadores dos Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Centro à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A presidente do sindicato, Fátima Carvalho, anunciou que foi aprovado na Assembleia de Credores, que decorreu hoje no Tribunal de Ansião, a junção das quatro empresas numa só.

Da comissão de credores faziam parte a Caixa Geral de Depósitos, a Segurança Social e os trabalhadores, que desde sempre apoiaram a fusão das unidades fabris.

PUBLICIDADE

Este investidor já tinha mostrado interesse em adquirir as empresas, mas colocou algumas condições, entre as quais o apoio do Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas e Inovação (IAPMEI) e do Governo.

“Houve um arrastamento do processo e o investidor acabou por desistir”, lembrou Fátima Carvalho, revelando que nunca desistiram de manter conversações com o investidor.

PUBLICIDADE

publicidade

O empresário voltou a mostrar interesse no projeto e hoje admitiu-o ao Tribunal de Ansião, que lhe deu 30 dias para realizar a escritura.

Fátima Carvalho adiantou que a aquisição destas empresas vai garantir a manutenção de 120 postos de trabalho.

“Estamos muito felizes, porque se as empresas fechassem não havia alternativas de emprego em Avelar. Agora, esperamos que da parte do Governo haja um empenho para apoiar este empresário, que precisa de cerca de meio milhão de euros para remodelar a empresa e torná-la rentável”, salientou a dirigente sindical.

Para Fátima Carvalho, “não basta falar em promover o emprego”. É necessário “acarinhar” as pessoas “que se disponibilizam a apoiar investimentos e a impedir o fecho de empresas”.

A dirigente sindical enalteceu ainda a postura dos trabalhadores, que “mantiveram a luta pelos seus postos de trabalho, mesmo com atrasos de salários”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE