Região

Tábua quer fixar empresas no novo Espaço CULTIVA (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-04-2022

A inauguração do Espaço CULTIVA – Criatividade, União, Laboratório, Tábua, Ideias, Valores e Artes, foi um dos pontos altos das comemorações do Feriado Municipal de Tábua. Num investimento do Município superior a um milhão de euros, com o apoio do CENTRO2020.

PUBLICIDADE

Trata-se de “uma nova estrutura de apoio ao desenvolvimento económico, uma incubadora de empresas para fixar novas startups, ligadas ao conhecimento, à criatividade e à inovação, dotada de um espaço de cowork, que fomente o teletrabalho e a atração de nómadas digitais, cuja procura teve uma explosão neste período de pandemia, bem como uma área destinada à formação profissional e à qualificação das pessoas, sobretudo os mais jovens, sustentou o presidente da Câmara Ricardo Cruz.

Frisando que “foi assinado um protocolo com o Instituto Pedro Nunes, com o intuito de integrar os serviços prestados em redes de conhecimento já consolidadas”, o autarca lembra que neste edifício “ficará ainda instalado o Gabinete de Apoio ao Empresário, dinamizado Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital (ADI)e pela AIRV – Associação Empresarial da Região Viseu, com o objetivo de dinamizar e apoiar a modernização do tecido económico local”.

PUBLICIDADE

Nesta estrutura, o Município de Tábua irá proporcionar novas instalações para o Pólo da EPTOLIVA neste concelho, que aí passará a funcionar a partir do próximo ano letivo.

Seguiu-se, no Centro Cultural de Tábua, a Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município com a atribuição das distinções honoríficas a personalidades e entidades do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Destaque para a atribuição ao ex-presidente da Câmara Municipal, Mário Loureiro, da Medalha de Honra da vila, Grau Ouro, um dos momentos mais emotivos, com a plateia a aplaudir de pé o ex-autarca.

Para além destas distinções, foram entregues os diplomas de mérito -estudante e diplomas de mérito às empresas com o estatuto PME Líder e PME Excelência, bem como foram reconhecidos publicamente os funcionários que se aposentaram entre 2019 e 2021.

Atos que foram presididos pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. A governante lembrou Programa de Valorização do Interiorque, realçando que foi “pioneiro em diversas iniciativas e que precisam aora de continuidade e consolidadação” para contrariar a tendência de desertificação das últimas décadas.

No seu discurso o presidente da Câmara, Ricardo Cruz, reforçou a “concretização de diversos projetos e iniciativas, há muito almejadas pelos tabuenses”, bem como a “aposta no setor turístico, aumentando a atratividade do concelho” que o município fez.

“O rigor financeiro e o controlo das contas que temos imposto na gestão do Município, obriga à tomada de decisões e de opções que não desejaríamos, mas que são fundamentais para garantir não só a sua sustentabilidade, mas também os recursos necessários para que possamos aproveitar com eficácia as oportunidades disponibilizadas pelos Fundos Comunitários, através do PRR ou do Portugal 2030”, acrescenta Ricardo Cruz.

Realçando que esta situação “tem sido agravada pela recente escalada de preços das empreitadas e merece uma atenção reforçada face ao anunciado corte de 570.000 euros nas transferências do Orçamento de Estado de 2022 para o Município de Tábua, que esperamos que não se venha a concretizar na proposta de Orçamento que será apresentada na Assembleia da Republica nos próximos dias”.

O autarca não esqueceu os refugiados ucrânianos. ” Estamos de braços abertos para acolher os que nos procuram porque sofrem e fogem dos horrores da guerra. O espírito solidário que caracteriza os tabuenses foi, uma vez mais, colocado à prova, tendo sido extraordinária a recetividade e a colaboração de pessoas e Instituições. De forma discreta, mas eficaz, temos entre nós 33 pessoas, entre as quais 5 crianças, que o município está a apoiar de forma a minimizar o seu sofrimento e possibilitar-lhes uma vivência mais tranquila e uma adequada integração na nossa comunidade”.

Durante a manhã decorreu a apresentação de cinco novas viaturas para os serviços externos do município.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE