O município de Tábua, no interior do distrito de Coimbra, vai promover nos dias 28 de fevereiro e 01 de março a Tábua de Queijos e Sabores da Beira, feira que contará com mais de 150 expositores.
Os visitantes poderão encontrar “uma viagem ao mundo rural” naquele fim de semana, num evento preparado para receber pessoas, “independentemente do tempo que faça”, disse o presidente da Câmara de Tábua, Ricardo Cruz.
“Estamos muito satisfeitos, porque temos um produto e um cartaz muito rico, inclusivo, eclético e, sobretudo, muito dinâmico para fazer as delícias e os sabores de quem nos vai visitar naquele fim de semana”, completou.
PUBLICIDADE
Em declarações à agência Lusa, o edil explicou que vários tipos de queijo, com especial enfoque no queijo Serra da Estrela, e iguarias como o azeite, pão, mel e enchidos unem-se ao artesanato e à animação, num certame com a participação de mais de 150 expositores.
A decorrer no Pavilhão Multiusos daquela vila do interior do distrito de Coimbra, a feira “tem um nicho muito forte de produtores locais, mas depois reveste-se com vários produtores da zona demarcada do queijo Serra da Estrela e de outras zonas”.
“A Tábua de Queijos e Sabores da Beira é um certame que se pretende revestir dos sabores endógenos daquilo que é a visitação e a convivência com o mundo rural, nomeadamente nas áreas do queijo da região demarcada da Serra da Estrela, da área do vinho do Dão” e dos inúmeros produtos endógenos, disse ainda o presidente da Câmara de Tábua.
Entre as propostas desta edição, está uma montra vínica, este ano com 19 produtores, “o maior de sempre”, de regiões demarcadas do vinho da Bairrada, do Dão, do Douro, dos vinhos verdes, do Tejo e de Lisboa, em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
As atividades recaem também sobre oficinas infantis, “que vão desde a alimentação saudável à cerâmica, mas sobretudo ao fabrico do enchido, do mel, do pão e do queijo”.
Uma “grande zona animal”, caminhadas “do rio Cavalos ao [rio] Mondego, o caminho de xisto de Tábua, bem como um passeio de bicicletas antigas”, e ‘showcooking’, num ambiente que contará com uma “rica animação”, são outros dos momentos programados.
Ricardo Cruz deu também nota da assinatura de protocolos, um com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (Ancose) e outro com a Cooperativa Agrícola do Concelho de Tábua (Agritábua), para que a Câmara Municipal apoie “o fornecimento e a disponibilidade do mel para as abelhas, portanto, dar alimento aos apicultores” do concelho.
Com um investimento que ascende os 60 mil euros, a feira Tábua de Queijos e Sabores da Beira espera nesta edição receber de 30 a 40 mil visitantes.
Na edição de 2025, como esclareceu o presidente da autarquia, o certame registou uma afluência de mais de 15 mil pessoas por dia.
O concelho de Tábua, através das freguesias de Midões, Póvoa de Midões e Vila Nova de Oliveirinha, integra a Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela.
O município integra também a Região Demarcada do Dão.
A entrada na feira é gratuita.