Região

Tábua promove atividades vocacionadas para a área social

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 10-05-2023

A Câmara de Tábua vai promover conferências, jogos e encontros dedicados à área social, entre os dias 15 e 19 de maio, que culminarão com uma gala, durante a qual serão reconhecidos os trabalhadores do setor.

PUBLICIDADE

Este “conjunto de iniciativas”, que faz parte do programa Tábua + Social, “termina com uma gala”, na qual serão reconhecidas, pela “primeira vez, todas as IPSS [Instituição Particular de Solidariedade Social]” do concelho, disse hoje, dia 10 de maio, à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

“A ideia é que todas as IPSS e os colaboradores possam estar presentes, para que o município e elas próprias possam reconhecer este trabalho que é feito, de forma excelente, ao longo do ano”, sublinhou o autarca.

PUBLICIDADE

A gala está marcada para o dia 19 de maio, às 21:00, no Centro Cultural da vila de Tábua, no interior do distrito de Coimbra.

Na segunda-feira, dia 15 de maio, vai decorrer um encontro Interinstitucional de Boccia, no Pavilhão Multiúsos de Tábua, entre as 10:00 e as 12:00, com utentes das IPSS do concelho que vão praticar este desporto.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o dia seguinte, está prevista uma caminhada social, às 09:30, seguida de uma conferência intitulada “Intervenção Social: Um futuro de desafios!”, às 14:30, no auditório do espaço Criatividade, União, Laboratório, Tábua, Ideias, Valores e Artes (CULTIVA).

Na sessão, será debatida “A demência e o Alzheimer nas pessoas integradas em respostas sociais”, com Sara Gordo, da Associação Nacional de Gerontologia (ANGES), e “O Burnout dos/as técnicos/as”, com o presidente da Associação Nacional de Gerontologia (ANGES), Ricardo Pocinho.

Na quarta-feira, dia 17 de maio, o programa inclui jogos intergeracionais, na Casa do Povo de Tábua, das 14:30 às 18:00, e a iniciativa “Dar voz aos avós”, na sala da Academia Sénior, das 14:30 às 15:30.

Estes cinco dias de atividades visam promover a “partilha de experiências” entre as IPSS do concelho e “dar visibilidade ao trabalho social que Tábua tem”, frisou o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Inclusão Social e Igualdade, António Oliveira.

No dia 18 de maio terão lugar o 21.º Convívio Interinstitucional do Dia da Espiga e o 8.º Encontro do Movimento Sénio, ambas as atividades no Pavilhão Multiúsos de Tábua, entre as 10:00 e as 16:00.

De acordo com a autarquia, as iniciativas visam ainda “a promoção e aprofundamento das parcerias já estabelecidas na Rede Social de Tábua, envolvendo as entidades e instituições em atividades transversais e abrangentes às diversas respostas sociais existentes”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE