Região

Tábua pisca o olho a novos territórios com queijos e sabores da Beira (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 02-02-2023

Este ano de 2023 marca o regresso da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” ao Pavilhão Multiusos desta vila do distrito de Coimbra, nos dias 4 e 5 de março.

PUBLICIDADE

O certame foi apresentado, esta quinta-feira, 2 de fevereiro, pela Câmara Municipal  no Solar do Vinho do Dão em Viseu para “piscar o olho a novos territórios”, frisou o presidente da Autarquia, sublinhando “que há uma ligação muito forte de Tábua à Região de Viseu”.

Ricardo Cruz refere que “são 120 expositores que marcam presença neste evento”, realçando que esta iniciativa “é um marco na estratégia de promoção e valorização das produções locais, divulgando o melhor que Tábua tem para oferecer, gerando uma nova dinâmica económica e social associada ao potencial do mundo rural”.

PUBLICIDADE

“Nesta edição, vamos produzir um queijo ao vivo e vamos pela primeira vez ter o queijo Serra da Estrela feito com o sal do município do Sal, em Cabo Verde”, com quem Tábua está geminado, destacou.

Essa confeção da produção de queijo ao vivo decorre no primeiro dia do evento.

PUBLICIDADE

publicidade

No Pavilhão Multiusos de Tábua haverá também a venda de vinho do Dão e uma prova de vinho do Douro, no dia 05 de março.

Para o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, este certame é “um casamento perfeito entre o queijo Serra da Estrela e vinho do Dão”, sublinhando a importância deste tipo de parcerias.

No seu discurso Jorge Loureiro da Turismo Centro de Portugal adiantou que a Tábua de Queijos e Sabores da Beira é um cartaz turístico que alavanca e ajuda a economia e o turismo da Região.

O evento conta com a presença de produtores locais que, para além de queijo, vendem também mel, azeite, pão, hortícolas e frutícolas.

Os produtos endógenos, a gastronomia e as tradições do concelho são o mote para atrair visitantes que para além de adquirir as especialidades locais, podem  assistir a vários espetáculos musicais, havendo ainda espaço para apresentação de Showcookings, Provas de Vinho, Workshops Infantis, Espaço Animal e Agrícola, entre outras iniciativas.

“Tábua de Queijos e Sabores da Beira” decorre nos dias 4 e 5 de março, no Pavilhão Multiusos, por onde se espera que passem 20 mil pessoas. Num investimento de cerca de 35 mil euros.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE