Região

Tábua cria Provedor de Juventude

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 27-01-2022

A Câmara Municipal de Tábua de aprovou, hoje, por unanimidade, o projeto de regulamento do Provedor de Juventude do concelho, que deverá entrar em funcionamento em abril, estimou hoje o vereador da Juventude, David Pinto.

PUBLICIDADE

“A ideia é dar voz, é dar, enfim, um espaço aos jovens do nosso concelho, para poder haver uma comunicação mais direta com o município, no sentido de ter um interlocutor para exporem os seus problemas”, disse à agência Lusa, o vereador da Juventude, David Pinto.

O Provedor de Juventude de Tábua vai servir como “uma ponte” entre os jovens e o município, sintetizou.

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se de um conceito “pioneiro no distrito”, já que “não há nenhuma câmara ainda que tenha apresentado a ideia [de criar o provedor de juventude]”.

A ideia vai ser uma “mais-valia” porque vai permitir uma “maior ligação” entre os jovens e a autarquia, segundo a perspetiva de David Pinto.

PUBLICIDADE

O Provedor do Munícipe, que já existe neste concelho do interior do distrito de Coimbra, vai agora trabalhar em parceria com o Provedor de Juventude.

O vereador David Pinto explicou ainda que o projeto de regulamento “será alvo de discussão púbica” e posteriormente será levado à Assembleia municipal, para depois “entrar em funções”.

Atualmente está a ser desenvolvido o “Plano Estratégico para a Juventude – Tábua YOUth – Juventude és TU!”, no âmbito do Conselho Municipal da Juventude de Tábua (CMJT).

Este plano integra sete eixos: o desporto, turismo e lazer, inovação e empreendedorismo, educação, formação e capacitação, emprego e fixação.

A cidadania ativa, a cultura, bem como a comunicação são outros dos eixos que integram o plano.

“Toda esta estratégia está a ser desenhada por um grupo de jovens, que saíram do Conselho Municipal de Juventude”, adiantou.

A área da juventude do município passará a denominar-se por “Tábua YOUth – Juventude és Tu!”, para a qual será lançado um concurso para a criação do logótipo.

Este plano estratégico, depois de discutido e apresentado de uma forma estruturada juntos dos jovens e das escolas do concelho de Tábua, vai dar lugar ao Plano Municipal da Juventude.

“É outra ferramenta ótima e que pode abrir outras portas para candidaturas para áreas da juventude, por exemplo”, sustentou o vereador.

David Pinto deu ainda nota de que a Câmara de Tábua está a atualizar o Cartão Jovem Municipal para formato digital.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE