Região
Tábua cria Provedor de Juventude
A Câmara Municipal de Tábua de aprovou, hoje, por unanimidade, o projeto de regulamento do Provedor de Juventude do concelho, que deverá entrar em funcionamento em abril, estimou hoje o vereador da Juventude, David Pinto.
“A ideia é dar voz, é dar, enfim, um espaço aos jovens do nosso concelho, para poder haver uma comunicação mais direta com o município, no sentido de ter um interlocutor para exporem os seus problemas”, disse à agência Lusa, o vereador da Juventude, David Pinto.
PUBLICIDADE
O Provedor de Juventude de Tábua vai servir como “uma ponte” entre os jovens e o município, sintetizou.
Trata-se de um conceito “pioneiro no distrito”, já que “não há nenhuma câmara ainda que tenha apresentado a ideia [de criar o provedor de juventude]”.
A ideia vai ser uma “mais-valia” porque vai permitir uma “maior ligação” entre os jovens e a autarquia, segundo a perspetiva de David Pinto.
O Provedor do Munícipe, que já existe neste concelho do interior do distrito de Coimbra, vai agora trabalhar em parceria com o Provedor de Juventude.
O vereador David Pinto explicou ainda que o projeto de regulamento “será alvo de discussão púbica” e posteriormente será levado à Assembleia municipal, para depois “entrar em funções”.
Atualmente está a ser desenvolvido o “Plano Estratégico para a Juventude – Tábua YOUth – Juventude és TU!”, no âmbito do Conselho Municipal da Juventude de Tábua (CMJT).
Este plano integra sete eixos: o desporto, turismo e lazer, inovação e empreendedorismo, educação, formação e capacitação, emprego e fixação.
A cidadania ativa, a cultura, bem como a comunicação são outros dos eixos que integram o plano.
“Toda esta estratégia está a ser desenhada por um grupo de jovens, que saíram do Conselho Municipal de Juventude”, adiantou.
A área da juventude do município passará a denominar-se por “Tábua YOUth – Juventude és Tu!”, para a qual será lançado um concurso para a criação do logótipo.
Este plano estratégico, depois de discutido e apresentado de uma forma estruturada juntos dos jovens e das escolas do concelho de Tábua, vai dar lugar ao Plano Municipal da Juventude.
“É outra ferramenta ótima e que pode abrir outras portas para candidaturas para áreas da juventude, por exemplo”, sustentou o vereador.
David Pinto deu ainda nota de que a Câmara de Tábua está a atualizar o Cartão Jovem Municipal para formato digital.
Related Images:
PUBLICIDADE