Primeira Página

Taberna Noster: um brinde ao vinho em Coimbra!

Angel Machado | 10 horas atrás em 29-07-2025

Há lugares que visitamos, e ao atravessarmos a porta, estabelecemos um contacto com a memória coletiva e os sentidos soltam-se. A Taberna Wine Bar “Noster”, criada pela empreendedora e sommelier Maria Rebelo, é um desses espaços, e o nome não poderia ser mais apropriado: “Noster” significa “nosso” em latim.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste refúgio acolhedor, o vinho é tratado como a 9ªarte. A curadoria é feita com rigor, paixão e uma atenção especial ao que é autêntico, nacional e enraizado no território português. A carta conta com mais de 100 rótulos criteriosamente escolhidos pela sommelier, que não se limita a conhecer o vinho, mas também quem o produz – os gestos e os saberes transmitidos entre gerações.

PUBLICIDADE

Maria Rebelo não vende vinho, oferece uma experiência. Nas suas palavras, “desde a vindima, os tratamentos necessários, até às pessoas por trás da produção – é isso que me inspira. Quero proporcionar o melhor a quem se senta à nossa mesa.” Entre os rótulos, encontram-se tesouros como: Filipa Pato, Birtudes, Prior Lucas, Maquete, Purista, Defio, Giz, Várzea da Pedra, Herdade da Amada e Pinicas — produtores que, embora nem sempre estejam nas grandes prateleiras, ganham destaque neste templo dedicado ao vinho português.

“O melhor elogio que podemos receber é quando as pessoas voltam. Isso significa que estamos no caminho certo.”

Mas o vinho não está sozinho, o menu de petiscos, que tanto homenageia a tradição como propõe reinvenções, é uma extensão da vinha: feita com tempo, intenção e partilha. Chouriça assada com cebola em vinho tinto, salmão fumado com lemon curd, salada de atum fresco braseado à moda Niçoise, ou tosta de cavala fumada em bolo de Ançã são apenas alguns dos sabores que fazem sentido. E as sobremesas?

“A simplicidade dos sabores e a qualidade dos produtos são os nossos pilares”, acrescenta a empreendedora. Quando alguém entra aqui, é como se entrasse em minha casa. Quero que tenha a melhor experiência num convívio demorado — à descoberta do casamento entre um queijo curado e um branco mineral, ou de uma chouriça com um tinto que conta a história da terra quente de onde vem.”

A Noster também propõe vivências únicas: provas de vinhos (branco, rosé ou tinto), jantares “À Mesa sem Rótulos”, onde os vinhos são servidos às cegas e revelados ao longo da refeição, e eventos com catering. A presença da Wine Bar na cidade não se limita ao seu espaço físico, participa activamente em eventos locais como o Sun7 & Petiscos do Café Santa Cruz, a Latada e a Queima das Fitas, onde adapta a sua proposta com cerveja e bifanas, sem perder a essência.

Para o futuro, há vontade de incluir algumas referências estrangeiras, mas o coração da casa — e o de Maria — continuará enraizado no vinho português. “Gostamos que a Noster seja um projecto de amizade e colaboração, daqueles que produzem e entendem o significado da qualidade.”

Além de tudo isso, a Noster é também um espaço de arte. Com uma parede dedicada à promoção de obras de artistas, beber um bom vinho e provar petiscos torna-se uma experiência cultural, sensorial e emocional — que apetece repetir. “Perdoo quem ainda não conhece a Noster. Mesmo que não gostem de vinho, temos outras opções. Este é um lugar para quem busca um momento de paz, de contemplação, de bem-estar. Todos os vinhos que aqui servimos, eu própria os beberia”, conta.

Com um ambiente sonoro subtil — um estilo “Soft Wine Bar” — a Taberna Noster é bonita e acolhedora. Um brinde à Maria Rebelo, à sua visão, e a tudo o que é genuinamente nosso.

Taberna Wine Bar Noster, Rua Martins Carvalho, 28. Segunda a sábado: 16:00 – 00:00. Domingo encerrado.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE