Conecte-se connosco

Saúde

Surto de covid-19 no concelho de Nisa com 37 infetados

Publicado

em

Um surto de covid-19 num lar em Montalvão, no concelho de Nisa (Portalegre), já infetou 37 pessoas, entre utentes, funcionários e administração, disse hoje à agência Lusa a presidente da junta de freguesia.

De acordo com Rogério Belo, o surto no lar Joaquim Maria da Costa infetou pelo menos “27 utentes, nove funcionários e a própria provedora da Santa Casa da Misericórdia de Montalvão”, que gere aquele equipamento.

“Os utentes infetados” com o novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, “estão isolados e foi contratada uma equipa de reforço, para ajudar nos trabalhos do lar”, acrescentou.

O presidente da Junta de Freguesia de Montalvão, indicou ainda que se suspeita que, na comunidade, possam existir mais pessoas infetadas e defendeu uma operação de testagem por parte das autoridades de Saúde aos 200 residentes naquela freguesia.

Contactada pela Lusa, a presidente da Câmara de Nisa, Idalina Trindade, avançou que a população de Montalvão vai ser testada na quinta-feira, a partir das 14:30, no mercado coberto daquela freguesia.

A autarca recordou ainda que já foi testada, no início desta semana, “metade” dos funcionários do município, decorrendo também na quinta-feira ações de testagem aos demais funcionários e colaboradores.

A covid-19 provocou pelo menos 5.165.289 mortes em todo o mundo, entre mais de 258,29 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.370 pessoas e foram contabilizados 1.130.370 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link