Neste ano de 2026, a terça‑feira de Carnaval coincide com o início do Ano Novo Chinês, uma data muito simbólica no calendário lunar e rodeada de tradições e superstições.
Segundo a tradição popular ligada ao Ano Novo Chinês, não se deve lavar o cabelo no primeiro dia do novo ano. A crença popular diz que lavar a cabeça neste dia pode simbolizar literalmente “lavar a boa sorte e prosperidade”, fazendo‑as “escorrer pelo ralo”.
Uma das explicações desta superstição está na língua chinesa: a palavra para cabelo e um dos caracteres associados à prosperidade têm pronúncia semelhante, de forma que lavar os fios pode ser interpretado simbolicamente como afastar a boa sorte que se deseja atrair no novo ciclo, lê-se no SOL.
PUBLICIDADE
Por isso, muitas pessoas que seguem estas tradições recomendam que a lavagem seja feita na véspera ou que se evite o uso intenso de água no dia em que se inicia o Ano Novo Chinês, especialmente se coincide com datas de celebração como o Carnaval.
É importante notar que se trata de uma crença cultural e superstição, e não de uma regra universal ou prática seguida por todos. No entanto, este assunto tem vindo a circular nas redes sociais e media como curiosidade e tradição associada à fusão de dois calendários festivos em 2026.