Desporto

Super Veloso rumo à vitória em Leiria

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 08-08-2015

Gustavo Veloso venceu o contrarrelógio da 9ª e penúltima etapa da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros. Nos 34,2 quilómetros de luta individual contra o cronómetro, entre a Praia do Pedrógão e o centro de Leiria, o galego da W52-Quinta da Lixa rolou a uma velocidade média que passou os 50 km/hora gastando 40 minutos e 41 segundos. Se havia dúvidas, o líder da Volta 2015 acabou com elas, este sábado, ao deixar o segundo classificado, José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) a 26 segundos e Rafael Reis (Team Tavira), terceiro, a 35 segundos.

PUBLICIDADE

unnamed

Depois do triunfo, Gustavo Veloso sentia um alívio como ainda não tinha sentido apesar de estar de Amarelo desde o terceiro dia de prova. “Sinto-me com a sensação de objetivo cumprido, mas durante a prova estive 40 minutos a “ganir até à morte”. Sabia que tinha rivais duros e não podia facilitar. Hoje é o primeiro dia em que já consigo respirar um pouco de alívio”, afirmou Veloso que, este domingo, vai chegar a Lisboa com a Camisola Amarela Liberty Seguros, e a liderar também a classificação por pontos, Camisola Vermelha Banco Bic e o Prémio “Kombinado”.

PUBLICIDADE

Após as contas do contrarrelógio, Veloso está a um pequeno passo de vencer a prova rainha do ciclismo nacional, passou a dispor de 2 minutos e 21 segundos sobre o segundo classificado Jóni Brandão. Alejandro Marque, também da Efapel, agora na terceira posição, está a 2 minutos e 28 segundos do comandante. Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), até aqui vice-líder da competição, foi o azarado da etapa. Uma avaria técnica empurrou-o da segunda para a quarta posição da classificação geral. As restantes classificações não sofreram alterações: Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) já tinha garantido a Camisola Azul Fundação do Desporto do Prémio da Montanha e a classificação da Juventude, Camisola Branca RTP, manteve-se na posse do russo Aleksey Rybalkin (Lokosphinkx).

10ª Etapa – 9 agosto 2015

PUBLICIDADE

publicidade

Vila Franca de Xira – Lisboa | 132,5 Km

Hora da Partida – 13h30

Consagrar o Rei da Volta e homenagear Francisco Araújo

A 10ª e última etapa da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros assinala, este domingo, o regresso de Vila Franca de Xira às emoções da prova. Já passaram 39 anos desde que a cidade ribatejana viu, pela última vez, uma partida da Volta. Até Lisboa, a etapa de consagração de Gustavo Veloso, terá 132,5 Km.

Pouco antes da passagem por Sacavém, o diretor de prova vai adiantar-se à corrida e parar na Praça Francisco Araújo para, em nome da organização, associar-se a um grupo de amigos e prestar homenagem ao histórico mecânico do ciclismo português. Em pleno percurso da Volta e na presença do próprio “Chico” Araújo, de 80 anos, a prova vai, por instantes, centrar-se na figura que sempre acompanhou e ajudou Joaquim Agostinho. Francisco Araújo foi considerado duas vezes consecutivas (1982 e1983) o melhor mecânico de ciclismo do mundo pelo jornal francês “L’Équipe”.

Quando a corrida chegar ao coração da capital portuguesa haverá um circuito final percorrido sete vezes passando o pelotão pelo Rossio, Avenida da Liberdade, Praça do Saldanha, Avenida da República (ponto de retorno no cruzamento com a Avenida de Berna) e regresso à Avenida da Liberdade, junto ao Marquês de Pombal onde estará a meta. A apoteose será o momento de consagração das diversas classificações e do Rei da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE