Coimbra

Super Polícia Municipal. Elétrico!

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 04-12-2023

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresentou esta segunda-feira, 4 de dezembro, as duas novas viaturas elétricas da Polícia Municipal.

PUBLICIDADE

As viaturas, da marca Opel, modelo Corsa – E Business, são mais sustentáveis ambientalmente e apresentam baixos custos de manutenção e de utilização, sendo assim a melhor opção para circuitos essencialmente urbanos.

PUBLICIDADE

Os novos veículos 100% elétricas, são da marca Opel, modelo Corsa – E Business, com potência de 136 cv e baterias de 50 kW, características que lhes conferem uma autonomia de cerca de 350 Km com um único carregamento. O investimento é de cerca de 60 mil euros.

PUBLICIDADE

No mesmo momento, foram ainda entregues seis tablets de controlo da aplicação de pagamento de estacionamento, iParque Driver, e material de defesa para os agentes da Polícia Municipal, como por exemplo algemas ASR, armas elétricas power 200 com o respetivo coldre e gás pimenta CURDS.

A apresentação decorreu nas instalações da Polícia Municipal e contou com a presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, da vereadora Ana Bastos, responsável pela frota municipal, e do comandante da Polícia Municipal de Coimbra, Celso Marques.

PUBLICIDADE

O autarca aproveitou o momento para sensibilizar, mais uma vez, para que se evite o estacionamento abusivo, uma vez que a fiscalização vai ser intensificada.

“São emitidas 400 multas por semana e são feitas 20 remoções de veículos mal estacionados também por semana”, referiu José Manuel Silva.

Relativamente à frota da Polícia Municipal, importa referir que esta já não era renovada há praticamente duas décadas. As viaturas da marca Nissan foram adquiridas há cerca de 20 anos e as viaturas da marca Fiat, modelo Doblo, foram cedidas pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, e têm cerca de 19 anos de idade. A viatura mais recente era, até hoje, o reboque de viaturas ligeiras da marca Mittsubishi, modelo fuso, com cinco anos.

A aposta deste executivo municipal na melhoria das condições da Polícia Municipal foi tida em conta deste o início do mandato.

Recorde-se que já foram adquiridos, este ano, uniformes de instrução para os 14 instruendos e está a decorrer processo de aquisição das botas para todo o efetivo que, que deverá estar concluído ainda este ano. Para além disso, foram admitidos 14 agentes estagiários, foi substituído e atualizado todo o sistema informático, e melhoradas as
instalações da Polícia Municipal.

A Polícia Municipal realizou, até ao final do mês de setembro, 8.330 autos de contraordenação rodoviária, a remoção de 471 veículos, a elaboração de 532 processos de viaturas em situação de abandono, a notificação de 478 proprietários pela falta de limpeza de terrenos e de 432 entidades para proceder às inspeções de elevadores, e a elaboração de 372 mandados de notificação. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com