Super Bock paga(va) 135 barris e 220 mil euros para vender cerveja na Queima das Fitas!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-04-2018

| INVESTIGAÇÃO NDC |

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra (NDC) sabe a UNICER (actual Super Bock Group) terá pago mais de um milhão de euros à Queima das Fitas de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

NDC teve acesso a documentos que indicam que o pagamento seria feito através da Associação Académica de Coimbra (AAC), em virtude  da Queima das Fitas (QF) não ter personalidade jurídica.

A fazer fé no acordo, o pagamento da quantia mínima de 220 ooo,00 euros  foi efectuado entre 2013 e 2017 no âmbito do contrato global (com um valor bem superior) celebrado entre entre a AAC e a UNICER – Bebidas SA / Noite Biba Lda para venda de cerveja nos bares da academia, Festa das Latas e Queima das Fitas.

PUBLICIDADE

Para além do dinheiro, a Queima das Fitas também terá recebido 135 barris de cerveja e 10 bilhetes gerais para o Festival Super Bock Super Rock.

Como contrapartida, a  AAC e a QF garantiam à UNICER  o patrocínio e fornecimento exclusivo  de cerveja, águas e refrigerantes nas edições da Queima das Fitas de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2o17.

Os 220 000 euros pagos pela UNICER eram recebidos pela AAC que deveria pagar à QF no momento imediatamente a seguir ao recebimento.

Com o suposto fim deste acordo, a pergunta que se faz é: Sagres ou Super Bock? Notícias de Coimbra sabe que está a decorrer um procedimento concursal informal para encontrar uma empresa que deseje ficar com o exclusivo da venda de cerveja Queima das Fitas de 2018.

Manuel Lourenço, Secretário Geral da Queima das Fitas, confirmou a Notícias de Coimbra que estão a receber propostas para a venda de cerveja na festa dos estudantes.

O Secretário Geral da Queima das Fitas adiantou que neste momento estão disponíveis para negociar com fabricantes de cerveja ou outras entidades, não estando fechado o negócio para o evento que decorre entre 4 e 11 de maio.

Notícias de Coimbra apurou que neste corrida para venda de cerveja na Queima das Fitas  já estão, entre outros, 2 discotecas e um antigo quadro superior do In Tocha, ex-concessionário dos bares da AAC.

O Super Bock Group  (Super Bock) não respondeu aos nossos pedidos de esclarecimento e a  fonte oficial da Sociedade Central de Cervejas (Sagres) entendeu reponder que “a SCC não comenta negociações comerciais”, mas NDC sabe que directa e indirectamente estão interessadas em “ficar com o ainda grandes negócio”.

Questionado por NDC durante uma conferência de imprensa que serviria para esclarecer o que se passa na Queima das Fitas,  o Presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra decidiu por não responder, optando pelo já tradicional “isso é assunto interno da AAC” ou “só interessa aos estudantes”.

Alexandre Amado disse ainda que a Direção-geral da AAC injetou nos últimos cinco anos “mais de 200 mil euros em excesso” na Queima das Fitas, “abdicando de disponibilidade financeira própria, em benefício das estruturas da casa através da distribuição dos saldos”, o que não se entende, pois tinha “a faca e o queijo na mão”.

O Presidente da AAC disse recentemente que os resultados financeiros da Queima das Fitas “ficaram manifestamente aquém do expectável nas duas últimas edições”, mas não quis  explicar porque é que a festa deixou de dar lucro que se veja.

Em 2016, o saldo positivo destinado a distribuir pelas estruturas da academia situa-se nos 90 mil euros e, em 2017 não deve ultrapassar o mesmo valor, indicou Alexandre Amado.

Notícias de Coimbra teve acesso a documento oficial onde se pode ler que o Conselho Fiscal (CF) da Associação Académica de Coimbra “apurou que os saldos apresentados e distribuídos pela Queima das Fitas, desde o ano de 20o9, não correspondem à realidade dos comprovativos bancários existentes.  

O Conselho Fiscal verifica que se evidencia “um forte agravamento nessas discrepâncias nos anos de 2016 e 2017”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE