Cidade

Subida do caudal do Mondego é “perfeitamente natural”

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 06-02-2014
Parque Verde do Mondego - 00:30. O leito do rio passou por cima do estrado de madeira e beija o passeio.

Parque Verde do Mondego – 00:30. O leito do rio passou por cima do estrado de madeira e beija o passeio.

Algumas zonas do Parque Verde da cidade de Coimbra estão hoje alagadas devido à subida do caudal do rio Mondego, situação considerada “perfeitamente natural” pelo Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Coimbra.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Os caudais do rio Mondego estão em níveis “absolutamente normais” para a época e não há registo de inundações em residências ou outros danos materiais na zona do Baixo Mondego, acrescentou o comandante Carlos Luís.

PUBLICIDADE

“Tudo o que está a acontecer é perfeitamente natural. A zona do Parque Verde [em Coimbra] está alagada e os afluentes do Mondego [rios Ega, Arunca e Pranto] não conseguem despejar água para o rio”, alagando os campos em redor, adiantou a fonte.

De acordo com Carlos Luís, à hora da preia-mar, cerca das 20:00, os caudais do rio situavam-se nos 900 metros cúbicos por segundo, não sendo previsível que ultrapassem os 950 metros cúbicos, frisou a fonte, reportando a dados fornecidos ao Comando Distrital de Operações de Socorro pelo oficial de ligação da Agência Portuguesa do Ambiente.

Quase todo o país está esta quinta-feira sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de agitação marítima, vento forte, chuva, granizo, trovoadas e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, toda a costa portuguesa está sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas entre os 5 e os 7 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja (que representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado) até às 06:00 de sexta-feira por causa do estado do mar.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo até sexta-feira devido à previsão de queda de neve acima dos 1.000 metros, descendo temporariamente para 600/800 metros, vento forte com rajadas da ordem dos 110 quilómetros/hora nas terras altas e chuva por vezes forte, passando a aguaceiros que poderão ser fortes de granizo e acompanhados de trovoadas.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE