Educação

Student Keep: Tem um computador a mais? Seja um keeper e ajude um aluno a ligar-se às aulas à distância! (com vídeos)

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 30-03-2021

Foi há um ano que o projeto  Student Keep nasceu em Coimbra da onda de solidariedade que, em Março de 2020, marcou as primeiras semanas de contacto com a nova realidade da pandemia. Student Keep é uma ideia simples de explicar e que transforma a vida às famílias sem possibilidade de comprar um computador para cada criança e ao mesmo tempo ajuda a preservar o nosso planeta com a reutilização dos materiais.

PUBLICIDADE

Em poucos dias, emergiu a necessidade de todos os alunos em idade escolar precisarem de meios informáticos para as aulas à distância. No imediato, um grupo de voluntários da área tecnológica começou por dar uma nova vida a computadores fora de uso, doados por pessoas que perceberam a necessidade premente dos alunos se manterem em contacto com os estudos.

Student Keep já entregou cerca de três mil equipamentos informáticos e melhorou os estudos de outros tantos alunos das escolas e está agora também um pouco por todo o país e até em Cabo Verde.

PUBLICIDADE

Quando “todas as escolas foram obrigadas a suspender as atividades letivas presenciais, obrigando professores e alunos a adaptar-se a um ensino à distância” surge a Student Keep. A voz do projecto é Rui Nuno Castro que considera que “enquanto o ensino à distância permanecer como o principal meio de comunicação entre professores e alunos, haverá um agravamento da desigualdade no acesso à Educação”.

O projeto Student Keep veio ajudar a solucionar o problema da desigualdade, através de um sistema de apadrinhamento que consiste na angariação de equipamento informático e posterior doação a alunos sem acesso a computador. Para tal, são identificados Keepers, padrinhos, que podem ser pessoas individuais ou coletivas, disponíveis para doar equipamento informático. A entrega do material angariado é efetuada em articulação com os Agrupamentos Escolares, depois de formalizado um acordo com o ministério da Educação.

PUBLICIDADE

publicidade

Student Keep integra o movimento #tech4COVID19, que inclui mais de cinco mil pessoas desde engenheiros, cientistas, designers, marketeers, profissionais de saúde, entre muitas outras especialidades.

A equipa Student Keep é composta exclusivamente por voluntários que na maior parte do caso são profissionais com conhecimentos em IT, configuração de PC, manutenção de equipamento e apoio técnico remoto. O projecto está aberto a novos voluntários destas áreas que queiram envolver-se ativamente no projeto. Para isso basta que se registem na plataforma #tech4COVID19 e aderiram ao #project_student_keep, disponível online.

O processo, que inclui a reinstalação de sistema operativo e software adequados ao desempenho das exigências do ensino à distância, está ser desenvolvido pelos 171 voluntários, nas suas residências, mas a Student Keep já tem um espaço cedido pelo Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, onde pode receber e tratar os computadores em maior numero, como foi o caso de um conjunto de duas dezenas de computadores de secretária doados por uma empresa, que os substitui por portáteis devido ao teletrabalho dos funcionários. Em breve a Student Keep terá também espaços em Lisboa e no Porto, com o apoio de organizações e empresas, como a EDP e a Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras.

Rui Nuno Castro explicou ao Notícias de Coimbra, como se processa a entrega dos computadores aos alunos, pormenorizando que é efetuada através de uma parceria com o ministério da Educação, ficando a cargo da Direção Geral da Educação distribuir os equipamentos consoante as necessidades apuradas pelos agrupamentos escolares, processo alheio à Student Keep.

Com um objetivo solidário e sem perder de vista a reutilização dos materiais através de novas funções, o coordenador do projeto afirma que se trata também de uma forma de cumprir os objetivos do recente paradigma da economia circular, onde não existe desperdício.

Esta iniciativa solidária é muito mais do que isso e assume-se como uma abordagem circular e sustentável para responder às desigualdades no acesso digital à educação.
 



Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE