Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Educação

Student Keep ofereceu 30 computadores à Escola Avelar Brotero (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-06-2021

O projeto Student Keep, criado em Coimbra, equipou uma sala de informática com 30 computadores na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra. Uma parceria que permite uma maior e melhor oferta informática para os estudantes. O Student Keep surgiu com o aparecimento da pandemia de covid-19 e a nova realidade do ensino à distância.

PUBLICIDADE

Numa onda de solidariedade o projeto Student Keep teve como objetivo inicial melhorar as condições de estudantes e famílias sem possibilidades de aceder a dispositivos digitais e ainda promover a preservação do planeta com a reutilização dos materiais.

Rui Nuno Castro, da Student Keep, explica ao Notícias de Coimbra que com o regresso às aulas presenciais o projeto atravessa neste momento a sua segunda fase, onde o objetivo é ajudar as escolas a equipar as suas salas de informática e serem assim capazes de responder à necessidade de trabalho digital dos estudantes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Percebemos que havia uma nova necessidade, que havia escolas com uma oferta formativa específica na área da informática, e que tinham algumas limitações em relação aos recursos informáticos que possuíam. A Student Keep conseguiu uma doação da Caixa Geral de Depósitos que permitiu equipar uma sala de informática com 30 computadores na Escola Secundária Avelar Brotero”, refere Rui Nuno Castro.

Pedro Elias, adjunto do diretor da Avelar Brotero, afirma que esta era uma necessidade da escola, “os equipamentos que temos são antigos, com mais de 10 anos, e esta é uma excelente forma de ir renovando esses equipamentos informáticos para dar resposta às necessidades que temos”.

PUBLICIDADE

A parceria entre a Student Keep e a Escola Secundária Avelar Brotero surgiu no ano passado, no contexto de pandemia, e permitiu aos estudantes ter ferramentas digitais no decorrer do ensino não presencial para acompanhar as aulas. A parceria mantem-se, agora no sentido de equipar a escola com uma nova sala de informática.

Pedro Elias entende que esta parceira é fundamental pois o Plano de Transição Digital, que previa capacitar os meios escolares de novos computadores e ferramentas digitais, “está lento, não está a conseguir cobrir em tempo real as necessidades que a escolas têm”. Esta parceria vem colmatar parte dessa necessidade, o que vai facilitar o trabalho dos quatros cursos das áreas de informática que a escola oferece, bem como todos os alunos para as disciplinas que envolvam o uso digital em sala de aula.

Rui Nuno Castro acrescenta que desde o início do projeto já foram entregues cerca de 3500 computadores a nível nacional aos estudantes, e que a Student Keep continua a trabalhar nesta segunda fase para equipar o meio escolar. Deixa assim o apelo às empresas e instituições que se possam associar ao Student Keep com doações de material informático que possam no futuro ajudar outras escolas.

A Student Keep recolhe intenções de doação através do site ou por contacto com empresas e depois a equipa de voluntário em todo o país recolhe os equipamentos e recondiciona-os para que estes sejam entreguem às escolas que necessitem para uso dos seus estudantes.

Veja aqui o direto NDC 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com