Coimbra

Student Keep formaliza protocolo com Académica para novo “laboratório” no estádio Cidade de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 28-10-2021

A Student Keep, projeto que recondiciona computadores usados para doar a alunos, assinou um protocolo com a Académica – Organismo Autónomo de Futebol, que já permite a utilização de um espaço no Estádio Cidade de Coimbra para que os voluntários possam arranjar os equipamentos.

PUBLICIDADE

A Student Keep teve um espaço cedido pelo Instituto Pedro Nunes, em Coimbra. Com a retoma da atividade normal do IPN, foi necessário encontrar um espaço novo para receber e tratar os computadores em maior numero, como foi o caso de um conjunto de computadores de secretária doados por uma empresa.

Firmado ontem entre Rui Nuno Castro e Pedro Roxo, o protocolo prevê também ações de sensibilização dos sócios da Académica para a causa, que até setembro de 2021 já entregou a alunos identificados pelo Ministério da Educação, cerca de quatro mil computadores. Futuramente, a loja oficial da Académica, no Estádio, será um ponto de recolha de equipamentos informáticos usados.

PUBLICIDADE

Quando “todas as escolas foram obrigadas a suspender as atividades letivas presenciais, obrigando professores e alunos a adaptar-se a um ensino à distância” surge a Student Keep. O projeto Student Keep veio ajudar a solucionar o problema da desigualdade, através de um sistema de apadrinhamento que consiste na angariação de equipamento informático e posterior doação a alunos sem acesso a computador. Para tal, são identificados Keepers, padrinhos, que podem ser pessoas individuais ou coletivas, disponíveis para doar equipamento informático. A entrega do material angariado é efetuada em articulação com os Agrupamentos Escolares, depois de formalizado um acordo com o ministério da Educação.

Student Keep integra o movimento #tech4COVID19, que inclui mais de cinco mil pessoas desde engenheiros, cientistas, designers, marketeers, profissionais de saúde, entre muitas outras especialidades.

PUBLICIDADE

publicidade

A equipa Student Keep é composta exclusivamente por voluntários que na maior parte do caso são profissionais com conhecimentos em IT, configuração de PC, manutenção de equipamento e apoio técnico remoto. O projeco está aberto a novos voluntários destas áreas que queiram envolver-se ativamente no projeto. Para isso basta que se registem na plataforma #tech4COVID19 e aderiram ao #project_student_keep, disponível online.

Rui Nuno Castro explicou ao Notícias de Coimbra, como se processa a entrega dos computadores aos alunos, pormenorizando que é efetuada através de uma parceria com o ministério da Educação.  Fica a cargo da Direção Geral da Educação distribuir os equipamentos consoante as necessidades apuradas pelos agrupamentos escolares, processo alheio à Student Keep.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE