Coimbra

Student Keep doa mil computadores a escolas em apenas um mês

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-06-2020

O ensino à distância trouxe um novo desafio para aqueles que não tinham condições para frequentar as aulas online, quer por falta de equipamento informático, quer por não ter acesso à internet.

PUBLICIDADE

O Student Keep surgiu, há dois meses, para colmatar essa lacuna tendo, só no último mês, recebido, tratado e entregue mil computadores a estudantes de norte a sul do país. A iniciativa conta com o apoio de várias pessoas e entidades parceiras que se associaram à causa.

O projeto surgiu, inicialmente, com o objetivo de unir pessoas com necessidades de equipamento e pessoas com equipamento ou recursos para ajudar – os chamados “keepers”. A iniciativa começou a ganhar impacto e visibilidade, contando com a participação de personalidades das mais diversas áreas e com a parceria de entidades como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Benfica, a Fundação GALP, a CELFOCUS, a JP.IK e a Web Summit.

PUBLICIDADE

publicidade

Além de recolher os equipamentos, o Student Keep tem uma equipa de 140 voluntários de tecnologias da informação que realizam uma intervenção técnica aos equipamentos antes de estes serem entregues às escolas, de forma a assegurar que estão prontos a serem utilizados.

O projeto foi anunciado em março, mas foi, durante o mês de maio, que o projeto começou a gerar impacto, tendo alcançado o marco dos mil computadores entregues. “Estamos muito orgulhosos por realizar este anúncio. Temos uma equipa de voluntários que trabalhou no desenvolvimento da plataforma, de divulgação e de parcerias durante o primeiro mês e os resultados foram notórios neste segundo mês de atividade”, explica Rui Nuno Castro, responsável do projeto.

PUBLICIDADE

Os materiais têm sido entregues às escolas que, por sua vez, atribuem aos alunos que necessitam deste apoio. Apesar da conquista celebrada, Rui Nuno deixa um alerta: “ainda não é suficiente para suprimir as necessidades de todos os alunos em Portugal. Vemos uma evolução muito positiva do desconfinamento, contudo, muitos alunos continuam em casa e não podemos descurar a sua educação”.

O Student Keep tem também como parceiros a Primavera, a Integer Consulting, a EDP, a See Tickets, a Fundação Vasco Vieira de Almeida, a Beta-i, a UCI, o OLX Group, a DECO Proteste, a AON, a Mixtrónica, a PLMJ, a ChicPetite, o Instituto Pedro Nunes, Schneider Electric e a Arnaud – Indústrias Gráficas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE