Vamos

Street Food Tour de regresso a Penacova em setembro com comidas do mundo

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 22-08-2023

O centro histórico da vila de Penacova, no distrito de Coimbra, recebe de 01 a 03 de setembro a segunda edição do “Street Food Tour”, evento que anuncia comidas do mundo, doçaria conventual ou música ao vivo.

PUBLICIDADE

Para além de incluir animação de rua, a iniciativa decorre em simultâneo com o festival infantil Saltarico, o Penacova Trail do Centro e descidas em canoa do rio Mondego, informou hoje a autarquia.

Citado em nota de imprensa, Álvaro Coimbra, presidente do município de Penacova, designou o “Street Food Tour” como “uma verdadeira festa para os sentidos”.

PUBLICIDADE

“Desde a comida, que pode ser degustada de um modo muito informal, sem ‘etiquetas’, num local absolutamente incrível e paradisíaco, uma majestosa varanda [o mirante Emídio da Silva] com vista privilegiada para o rio Mondego e para a multipremiada praia fluvial do Reconquinho”, frisou o autarca.

Por seu turno, também citadas no comunicado, Teresa Santos e Fátima Moura, as criadoras do projeto “Street Food Tour”, garantiram querer valorizar os ‘chefs’ que “fazem verdadeiros milagres nas suas cozinhas sobre rodas e levar a todos, em direto e sem filtros, os aromas e cores” das gastronomias participantes.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Para saborear em Penacova, haverá baos – os pães originários de Taiwan, cozidos ao vapor e depois recheados com carnes, peixes e vegetais – guiosas chinesas, arepas e empanadas venezuelanas, mas também crepes salgados, choco frito, bifanas ou gelados “100% naturais”, entre outras iguarias variadas, assinalou a organização.

A música ambiente, ao longo dos três dias do evento, ficará a cargo do dj Johnny S, e será complementada, a 01 de setembro, uma sexta-feira, com um espetáculo da banda brasileira Caipirinha Society, “que apresenta um novo conceito de música pop, trazendo o ‘sotaque’ do samba aos hits e clássicos da música internacional”.

No dia 02 de setembro, um sábado, a partir das 18:30, decorre o “Sunset Best Live Saxophone Experience”, com o saxofonista Filipe Xavier, e, às 21:30, há ‘covers’ de êxitos do rock, country e blues das décadas de 1970, 80 e 90 pela Rob Salinger Band.

Para dia 03, está agendada a segunda edição do Saltarico – Festival de Artes para Crianças, que inclui teatro, música, marionetas, aulas de percussão com materiais reciclados, insufláveis, mascotes, animais para adoção, ‘showcooking de doçaria ucraniana’, pinturas faciais, ilustrações, laboratório de livros, herbário, animais da quinta e outras iniciativas.

Em simultâneo com o “Street Food Tour”, a vila acolhe no primeiro fim de semana de setembro o Penacova Trail do Centro”, prova que integra o Circuito Nacional da Associação de Trail Running de Portugal e, ao longo dos três dias, a partir da praia fluvial do Reconquinho, haverá descidas do Rio Mondego em canoa.

O município aconselhou o público que pretenda deslocar-se aos eventos no centro histórico da vila a estacionar as viaturas nos parques periféricos existentes e fazer o percurso até ao mirante Emídio da Silva a pé “ou recorrendo aos ‘tuk-tuk’ gratuitos disponibilizados pela Câmara”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE