Coimbra

Start-up NG Motors vai instalar hangar no Aeródromo de Coimbra para desenvolvimento de motores

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 29-01-2023

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião do Executivo de amanhã, dia 30 de janeiro, a instalação de um hangar amovível da empresa NG Motors, Lda no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto (AMBB) e a isenção das respetivas taxas, atendendo ao relevante interesse municipal. A NG Motors, Lda é uma empresa start-up com sede em Coimbra que pretende lançar soluções de propulsão sustentáveis e ecológicas no mercado mundial.

PUBLICIDADE

A proposta surge na sequência de um pedido da empresa NG Motors, Lda para instalar no AMBB um hangar amovível, por um período de quatro anos, e correspondente isenção de taxas.

A NG Motors, Lda é uma start-up com sede em Coimbra e tem por missão fornecer soluções de propulsão sustentáveis e ecológicas para o mercado mundial.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarquia adianta que a solução amovível vem colmatar a inexistência de hangares para arrendar no AMBB e vai ao encontro dos objetivos da empresa de continuar a desenvolver a sua atividade em Coimbra, não se transferindo para outras localidades onde existem estas infraestruturas aeronáuticas.

O hangar vai possibilitar o desenvolvimento de toda uma nova geração de motores para o segmento da aviação, mais ecológicos e seguros do que os atuais, armazenamento das aeronaves de testes, equipamentos e outras estruturas necessárias a esta operação, refere a informação técnica dos serviços municipais.

PUBLICIDADE

“Para o desenvolvimento dos motores, há a necessidade de montar e desmontar continuamente componentes, operar hélices a rodar a elevadas rotações, assim como colocar os referidos motores em fuselagens, de modo a serem testados em voo a partir do aeródromo, realizando os necessários ensaios para posterior certificação”, sublinha a informação técnica camarária.

A informação dos serviços municipais adianta ainda que os responsáveis da empresa, composta por uma equipa experiente quer na área do desenvolvimento e diagnóstico de equipamento de motores, quer na área do processamento de dados em tempo real, mostram-se disponíveis para no futuro investirem no aeródromo, através da construção e exploração de hangares e, quiçá, na criação de uma unidade fabril de fabricação e montagem dos seus equipamentos, se tiverem sucesso mundial.

A proposta de autorizar a instalação do hangar e isentar o pagamento de taxas justifica-se, de acordo com os serviços, pelo manifesto interesse público do projeto no seu objetivo de fornecer para o mercado aeronáutico mundial soluções de propulsão sustentáveis, ecológicas, com mais segurança, para além de se fixar em Coimbra uma empresa de investigação e desenvolvimento, com a correspondente criação de postos de trabalho e riqueza para a cidade, numa troca de experiências com o mundo académico, em particular com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), que está a ministrar um curso superior de Manutenção de Aeronaves.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE