Educação

St. Paul’s apresenta abertura do ensino secundário

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 09-02-2023

O St. Paul’s apresentou o plano para o ensino secundário assente num modelo pluridisciplinar que promove a autonomia e a responsabilidade.

PUBLICIDADE

Na última semana, a Direção Pedagógica do St. Paul’s School apresentou às famílias e alunos do final do terceiro ciclo aquele que será o modelo do secundário para o próximo ano letivo.

A estrutura pedagógica centra-se em facultar aos alunos o máximo de respostas educativas, promovendo, por um lado, a continuidade daquilo que são as especificidades do projeto, mas, por outro lado, indo ao encontro das áreas de interesse e necessidades dos alunos daquela faixa etária e de desenvolvimento.

PUBLICIDADE

O St. Paul’s, no décimo ano, compreenderá três áreas de ensino científico-humanísticas na sua matriz curricular: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades.

O St.Paul’s School encontra-se em fase de instrução do processo IB – Internacional Baccalaureate -, pretendendo, no futuro, implementá-lo ao nível do Ensino Secundário, à semelhança do que já acontece em muitos dos melhores colégios internacionais.

PUBLICIDADE

publicidade

Sabendo que os alunos começam já a delinear o seu percurso académico, e estando ciente da responsabilidade e condicionalismo que isso implica para o percurso agora a traçar pelos adolescentes, o St. Paul’s School apresentou uma solução versátil e passível de ser multidisciplinar. A sua proposta aumenta as possibilidades de escolhas no futuro, e vai ao encontro daquele que é o mercado de trabalho referencial desta região e conjuntura.

Ao longo do último ano, o Gabinete de Psicologia do St. Paul’s promoveu, junto dos alunos, um conjunto de ações no sentido de ajudar na primeira escolha académica das suas vidas. Familiarizou os alunos com a estrutura curricular nacional do Ensino Secundário, promoveu o contacto com profissionais de várias áreas, desenvolveu um processo de orientação vocacional, e, em breve, receberá alunos do Ensino Secundário, com vista à partilha de experiências.

A carga horária obrigatória é diminuída em relação ao horário-tipo do St. Paul’s, embora com a possibilidade de frequentar aulas disciplinares complementares de reforço e consolidação de conteúdos.

Para além do Inglês curricular, os alunos darão continuidade ao seu percurso na preparação para certificação de Cambridge.

Os alunos do Secundário manter-se-ão dentro do modelo St. Paul’s, ainda que com especificidades próprias da sua faixa etária e segmento de estudo, indo ao encontro da sua autonomia e responsabilização. Nesse sentido, terão uniforme diferenciador, espaços de convívio próprios e permissões específicas no que toca ao uso de tecnologias e saídas do Colégio.

A abertura do Ensino Secundário constitui um marco de desenvolvimento para um projeto que iniciou em 2017 com valência de Creche ao 5º ano, projeto que se iniciou com 22 alunos, tendo hoje já perto de 250.

O St. Paul’s School promove um ensino de excelência, com elevados padrões de trabalho, rigor e exigência. Aplica um modelo de ensino bilingue com forte investimento na formação e capacitação dos seus alunos, apoiado por uma equipa docente empenhada e de qualidade. O aluno St. Paul’s deverá adquirir competências pessoais e profissionais que lhe permitam, no futuro, enveredar pelas suas primeiras escolhas académicas ou profissionais.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE