Educação

SPRC luta contra PACC

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-03-2015

O Sindicato dos Professores da Região Centro considera que “não obstante o isolamento visível em que se encontra, o MEC insistiu em manter a aplicação da componente específica da PACC para os próximos dias 25, 26 e 27. E isto apesar da criação da prova também ter sido dada como inconstitucional em sentença recente do TAF de Coimbra, matéria que, entretanto, está a ser analisada pelo Tribunal Constitucional”.

PUBLICIDADE

Por isso, informa-nos que a  FENPROF e seis outras organizações sindicais, em conjunto, “prosseguem a luta contra a iniquidade a que Nuno Crato se obstina em sujeitar professores e educadores, têm greve convocada para aqueles dias. A greve visa o serviço da PACC e constitui mais um relevante elemento numa luta prolongada, difícil mas necessária, que acabará por levar à revogação da inútil mas perversa prova”.

Nos três dias, os dirigentes do SPRC/FENPROF irão marcar presença à porta das escolas que o MEC destinou à aplicação da PACC. O objectivo principal dessa presença é, segundo a organização liderada por Mário Nogueira, o esclarecimento sobre a importância desta luta, quer para os docentes que, com uma teimosia ilimitada, o MEC continua a submeter a esta autêntica praxe, quer para os restantes docentes, incluindo os dos quadros que, caso este tipo de mecanismo se consolidasse, não tardariam, também, a ser vítimas de procedimentos semelhantes aos da PACC.

PUBLICIDADE

publicidade

Para isso, ao longo dos próximos dias, os dirigentes do SPRC procederão à entrega de documentos aos professores e educadores directamente envolvidos pelo Ministério neste processo.

 O SPRC afirma que é “Marca habitual na actuação deste governo e, neste particular, do MEC, é o secretismo. Não foi divulgada uma lista oficial das escolas indicadas para, em período de avaliações do final do 2.º período, aplicarem a PACC. Dos dados recolhidos, na região centro o SPRC identificou, para já as seguintes escolas:”

PUBLICIDADE

DISTRITO ESCOLA
Aveiro ES Homem Cristo
Aveiro ES José Estevão
Aveiro ES Marques de Castilho (Águeda)
Castelo Branco EB 2, 3 Pêro da Covilhã – Covilhã
Castelo Branco ES Nun’Álvares
Coimbra EB 2, 3 Eugénio de Castro
Coimbra EB 2, 3 Martim de Freitas
Coimbra ES Avelar Brotero
Coimbra ES Infanta D.ª Maria
Guarda Agrup. de Escolas de Vila Franca das Naves
Guarda Agrup. Escolas de Trancoso
Guarda ES Afonso de Albuquerque
Leiria ES Batalha
Leiria ES Maceira
Viseu EB 2, 3 Grão Vasco
Viseu ES Alves Martins
Viseu ES Viriato

 

O SPRC/FENPROF irá marcar presença em quase todas as escolas e turnos de realização das provas.

A partir das 09.30h de amanhã, dia 25, serão estes os locais em que estarão presentes os coordenadores do SPRC e das suas direcções distritais, podendo aí prestar outros esclarecimentos aos(às) Senhores(as) Jornalistas:

Coimbra – Escola EB 2, 3 Martim de Freitas: Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF; Anabela Sotaia e João Louceiro da Coordenação do SPRC

Aveiro – Escola Secundária José Estevão: Rosa Gadanho, Coordenadora da Direcção Distrital de Aveiro

Batalha – Escola Básica e Secundária da Batalha: Ana Rita Carvalhais, Coordenadora da Direcção Distrital de Leiria

Castelo Branco – Escola Secundária Nun’Álvares: Cruz Marques, membro da Direcção Distrital de Castelo Branco

Covilhã – EB 2, 3 Pêro da Covilhã: Dulce Pinheiro, Coordenadora da Direcção Distrital de Castelo Branco;

Guarda – Escola Secundária Afonso de Albuquerque: Sofia Monteiro, Coordenadora da Direcção Distrital da Guarda

Viseu – Escola Secundária Alves Martins: Francisco Almeida, Coordenador da Direcção Distrital de Viseu

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE