Coimbra

SPRC adia encontro com professores do ISMT

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-02-2017

O SPRC, que há poucos minutos tinha intenção de realizar uma reunião fora do local de trabalho dos docentes do ISMT, “visto a direcção desta instituição de ensino superior a ter inviabilizado para a data e hora pretendida por motivos não legítimos”, decidiu adiar o encontro.

PUBLICIDADE

Diz agora o SPRC: Apurando melhor a situação e em diálogo com docentes, entende o SPRC ser preferível adiar a marcação desta reunião para data a indicar posteriormente. Tal deve-se ao facto de ainda pretender fazer novo contacto com a direcção do ISMT para se ultrapassar este impasse. Assim, durante a próxima semana serão feitos contactos para ultrapassar a situação, iniciando-se, no entanto, a mobilização dos docentes, obviamente posta em causa pelo clima que situações destas cria.

No comunicado enviado anteriormente o SPRC referia que “Numa atitude inédita e inadmissível, a direcção do ISMT recusou a cedência de uma sala para o SPRC reunir com os docentes, o que é revelador do tom autoritário e prepotente da direcção do ISMT”

PUBLICIDADE

miguel-torga

 

PUBLICIDADE

publicidade

Acrescentava  a instituição liderada por  Mário Nogueira que a direcção do Instituto Superior Miguel Torga,  se comprometeu reunir com a direcção do SPRC no início do ano de 2017. Reunião que não tendo ainda sido realizada, justifica que o SPRC se encontre primeiro com os docentes.

O SPRC revelava mesmo a resposta de  Carlos Amaral Dias: “considera a Direção do Instituto Superior Miguel Torga que não deve colaborar, de forma direta ou indireta, na discussão das questões propostas, tanto mais que, nesta fase, a APESP (Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado – associação de instituições de ensino superior não estatais reconhecidas de interesse público nos termos do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior), da qual o ISMT é associado, se encontra em fase de negociação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de um projeto de diploma regulador das relações contratuais entre os docentes e as instituições privadas ou cooperativas de ensino superior”

Lamentável! Inadmissível! Ridícula! É o que se pode dizer sobre esta decisão do Dr. Carlos Amaral Dias. O SPRC tem de saber de que tem medo a direcção do ISMT. O SPRC pretende passar para uma fase de discussão negociada com o ISMT, mas tem de ouvir os trabalhadores a quem se dirige”.

É objectivo da reunião será discutir a situação profissional dos/as docentes do ISMT, designadamente quanto à inclusão em categoria da carreira, após doutoramento: enquadramento legal, procedimentos a tomar, apoio jurídico.

Visará ainda apresentar e apreciar os princípios gerais a partir dos quais deverá ser feita uma proposta de Acordo de Empresa, a apresentar à Administração do ISMT, que enquadre os docentes no ensino superior universitário equiparado ao ensino superior público, nos termos previstos no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE