Desporto

Sporting-Benfica: Leão quer manter-se na corrida e anular ambições da Águia

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-04-2022

O Sporting procura no domingo manter-se na corrida pela revalidação do título da I Liga de futebol e dar a ‘estocada’ final nas aspirações do Benfica de alcançar o acesso direto à Liga dos Campeões da próxima temporada.

PUBLICIDADE

Com cinco jornadas por disputar, os dois rivais vão entrar no dérbi da 30.ª ronda, em Alvalade, separados por nove pontos, com vantagem para os ‘leões’, que seguem no segundo posto, com 73, à frente das ‘águias’, que ocupam o terceiro lugar, com 64.

Em caso de triunfo, os campeões nacionais encerram, desde logo, a discussão pelo segundo lugar – que dá qualificação direta para a fase de grupos da ‘Champions’ -, uma vez que, com quatro rondas por realizar, ficarão com mais 12 pontos do que o Benfica e vantagem no confronto direto, depois de terem vencido o dérbi da primeira volta (3-1).

PUBLICIDADE

Sarabia, Paulinho e Matheus Nunes assinaram os tentos do Sporting no Estádio da Luz, enquanto Pizzi reduziu para as ‘águias’, sendo que o Sporting voltaria a superiorizar-se ao rival quase dois meses depois, mas na final da Taça da Liga, por 2-1, com Sarabia e Gonçalo Inácio a darem a volta ao tento inaugural de Everton.

Por outro lado, a formação comandada por Rúben Amorim continuará a alimentar esperanças – ainda que difíceis – de alcançar o FC Porto, que lidera com seis pontos de vantagem, sendo que, quando se iniciar o dérbi em Alvalade, o Sporting já saberá o resultado dos ‘dragões’, que na véspera recebem o Portimonense.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa sequência de 10 jogos seguidos sem perder na I Liga, desde o desaire caseiro com o Sporting de Braga, em janeiro, o Sporting terá dois jogos de elevado grau de dificuldade no espaço de poucos dias, tendo em conta que na quinta-feira vai visitar precisamente o FC Porto, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, em que estará obrigado a inverter a derrota do primeiro encontro (1-2).

O Benfica vai entrar no reduto ‘leonino’ após ter sido eliminado da Liga dos Campeões, ainda que, de alguma forma, motivado pela réplica que deu ao Liverpool na segunda mão dos quartos de final, ao empatar 3-3 em Anfield Road.

Tendo em conta que o título parece ser uma verdadeira ‘miragem’ e estando já afastado da Taça de Portugal e da principal competição europeia de clubes, resta ao conjunto liderado por Nélson Veríssimo apontar a ‘mira’ à vice-liderança nos cinco jogos que faltam da época, o penúltimo dos quais diante do FC Porto, na Luz.

Para isso, muito provavelmente a formação benfiquista terá de encerrar o campeonato da mesma forma como o iniciou, ou seja com seis vitórias seguidas, depois de ter batido o Belenenses SAD na jornada transata da prova.

Privados de Lucas Veríssimo e Rodrigo Pinho, ambos com lesões prolongadas, resta saber se os ‘encarnados’ poderão utilizar o extremo Rafa, que falhou a deslocação a Anfield Road, devido a problemas físicos.

Com o central marroquino Feddal lesionado e em dúvida, os ‘verdes e brancos’ terão Nuno Santos à disposição, depois de o extremo ter cumprido suspensão, mas não poderão contar com o castigado Matheus Reis, o quarto jogador mais utilizado por Rúben Amorim na presente época.

O dérbi entre Sporting e Benfica está agendado para domingo, a partir das 20:30, no Estádio José Alvalade, e será dirigido pelo árbitro Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE