Região

Soure regressa à época dos Templários com recriação que envolve 1.500 pessoas

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 20-05-2022
Mais de 1.500 pessoas, maioritariamente alunos do Agrupamento de Escolas de Soure, vão participar nos dias 27, 28 e 29 numa recriação histórica que remete os visitantes para o ambiente do concelho no século XII.

Apoiada pela Câmara Municipal de Soure, a iniciativa “tem o formato de feira” e decorre no centro histórico da vila, envolvendo estudantes, professores e funcionários dos diferentes estabelecimentos de ensino, além de uma associação deste município do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

“É uma feira que vai ao encontro do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”, disse hoje a diretora do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Luísa Pereirinha, à agência Lusa.

Luísa Pereirinha salientou que a realização cultural, subordinada ao tema “Soure templário no tempo de Martinho Árias”, visa reforçar os laços das escolas com a comunidade, evocando ao mesmo tempo o patrono do agrupamento.

PUBLICIDADE

Também conhecido por Martinho de Soure, onde viveu cerca de 20 anos, no período da Reconquista Cristã, promovendo importante obra social, económica e religiosa, o presbítero Martinho Árias foi um cónego da Sé de Coimbra.

Sofreu o martírio e morreu em 1145, em Córdoba, para onde foi levado após ter sido preso pelos muçulmanos, tendo sido canonizado pela Igreja Católica.

PUBLICIDADE

publicidade

“Vamos partilhar com todos aquilo que fazemos. Esta é uma oportunidade de demonstrarmos que a escola é uma força viva”, salientou Luísa Pereirinha.

A responsável explicou que o projeto, no atual formato, avançou por “proposta de um professor de História entusiasta da Idade Média”, a que se juntaram outros docentes desta área, passando a envolver todo o agrupamento, que conta com o apoio da autarquia, presidida por Mário Jorge Nunes.

A pandemia da covid-19 impediu a sua estreia em 2020, como inicialmente estava previsto, e depois também em 2021.

A recriação, que decorre nos espaços adjacentes ao Castelo de Soure, começa no dia 27, às 10:00, com um “cortejo régio pelas ruas do burgo”.

Segue-se, segundo o programa, o “auto de abertura do arraial com carta de D. Afonso Henriques, pela graça de Deus, confirmando a doação do castelo aos monges da Ordem do Templo”.

“Bailias e folguedos do povo”, casamentos, “aferição dos pesos e medidas pelo almoxarife”, pregões, comeres e beberes da dieta mediterrânica, leilão de cativos, saltimbancos, contadores de histórias, “sermão de Martinho Árias”, trovadores e peregrinos de Santiago de Compostela são algumas das teatralizações e momentos de inspiração medieval.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE