Primeira Página
Soure recomenda reservar água, alimentação e medicamentos para 3 dias
Imagem: depositphotos.com
A Câmara Municipal de Soure, no distrito de Coimbra, alertou hoje a população para que tenha reservas de água potável, alimentação e medicamentos para três dias, devido ao mau tempo.
“Face à possibilidade de cheias que poderão isolar algumas localidades”, o município recomendou, através de uma publicação nas redes sociais, várias medidas de autoproteção.
Ter reservas de água potável, alimentos e medicamentos para três dias e manter meios de comunicação funcionais (rádio a pilhas/telemóvel carregado/lanterna), são exemplos dos conselhos da autarquia.
Ajudar vizinhos vulneráveis e seguir orientações das autoridades e evitar deslocações desnecessárias, também fazem parte da lista de recomendações.
Neste sentido, o município de Soure, no distrito de Coimbra, apelou à população para que não se exponha “desnecessariamente aos perigos associados a cheias”, mantendo-se abrigada “em locais seguros”.
Nove pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois três óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.