Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Escolas

Soure recebe Seminário Nacional Eco-Escolas 2023

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 19-01-2023

A Escola 3/Secundária Martinho Árias, em Soure, vai receber o seminário nacional Eco-Escolas 2023, um encontro que servirá para debater e formar profissionais de educação de todo o país sobre o ambiente e sustentabilidade.

PUBLICIDADE

O evento, que decorre de sexta-feira a domingo, destina-se a profissionais de educação, como, por exemplo, professores, assistentes operacionais, assim como técnicos de municípios parceiros.

O presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, explicou que esta iniciativa é uma aposta “a longo prazo”, já que é necessário trabalhar com os “profissionais, nomeadamente os professores, para trabalharem com o seu público-alvo, que são as crianças, no pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo, secundário, para que o comportamento da sociedade inverta o caminho que tem vindo a trilhar nos últimos anos”, no âmbito da sustentabilidade.

PUBLICIDADE

publicidade

“Prescindimos de qualquer outro evento que nos pudesse projetar do ponto de vista mediático, para apostar naquilo que é uma aposta que andamos a fazer há anos”, frisou.

O Município de Soure, no distrito de Coimbra, foi o primeiro a participar numa Eco-Mostra, é um Município 100% Eco-Escolas, conseguiu o galardão “Município ECOXXI” e espera que ser um Município 100% Eco-Freguesia.

PUBLICIDADE

O convite de Soure para anfitrião e coorganizador deste seminário nacional surgiu na sequência deste trabalho realizado, apontou a coordenadora nacional do programa Eco-Escolas, Margarida Gomes.

O evento constitui-se como um momento de atualização, aprendizagem e partilha de experiências entre todos os participantes, servindo também para apoiar as escolas na implementação dos projetos e desafios para este ano letivo.

Todos os interessados podem visitar o espaço que terá um fluviário – uma mostra móvel do ecossistema dos rios, assim como visitar a Eco-Mostra, onde estarão representadas várias entidades.

“A escola é um espaço de conhecimento e este seminário é uma evidência disso, sobretudo com a particularidade de a Eco-Mostra ser aberta […] a toda a comunidade”, sublinhou a diretora do Agrupamento de Escolas de Soure, Luísa Pereirinha.

Até ao momento, estão inscritos cerca de 200 professores de todo o país, sendo que, no total, o seminário já conta com cerca de 500 participantes.

A iniciativa, além de ‘workshops’ e que vai desenvolver vários temas relacionados com o ambiente, conta com exposições, assim como uma visita pelo património natural de Sicó, entre outras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com