Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Soure recebe galardão ECOXXI pelas “melhores práticas de sustentabilidade”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-09-2021

O Município de Soure foi, pela primeira vez, distinguido com o Galardão ECOXXI, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, que reconhece as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal. 

PUBLICIDADE

Decorreu esta quarta-feira, 22 de setembro, na Fábrica de Santo Tirso com início às 14h30, a cerimónia anual de divulgação dos resultados e entrega dos Galardões ECO XXI, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa. 

Na cerimónia de entrega do Galardão ECOXXI 2021, foram dados a conhecer os resultados das candidaturas, bem como os municípios que atingiram os melhores índices ECOXXI de sustentabilidade municipal. Este ano, candidataram-se a município ECOXXI 58 municípios (19% dos municípios portugueses), uma das maiores participações registadas ao longo das 15 edições do programa. 

PUBLICIDADE

publicidade

Para o presidente da Câmara Municipal, “é motivo de orgulho e com muita satisfação ver que o Município de Soure se encontra entre os municípios mais sustentáveis do país, particularmente, por vermos reconhecidos os resultados de opções de gestão que têm procurado e conseguido alcançar avanços significativos nas mais variadas dimensões”. Salientando que “este reconhecimento traduz-se num estímulo e contributo para nos mantermos ainda mais empenhados na concretização de políticas e estratégias que garantam o desenvolvimento sustentável do nosso concelho”. 

O programa ECOXXI é inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21, e procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município. 

PUBLICIDADE

Os indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade foram, nesta edição, 22: Promoção da Educação Ambiental /EDS por iniciativa do município; Educação Ambiental – Programas FEE; Implementação do Programa Bandeira Azul; Participação, Cidadania e Governança; Informação disponível aos munícipes; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável; Certificação em Sistemas de Gestão de Qualidade; Áreas Classificadas (âmbito Conservação da Natureza); Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade); Gestão e Conservação da Floresta; Ordenamento do Território e Ambiente Urbano; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade da Água para Consumo Humano; Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Eficiência 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com