Coimbra

Soure promove estágio de Orquestra de Sopros e Percussão durante as férias escolares 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-08-2020

Na sequência da pandemia COVID-19, as habituais atividades de verão das Bandas Filarmónicas e Escolas de Música foram suspensas, deixando muitos jovens sem ocupação pedagógica e didática. 

PUBLICIDADE

Considerando o gradual levantamento das medidas de confinamento, foi manifesto o interesse em criar uma iniciativa que fosse ao encontro do dinamismo demonstrado pelas coletividades concelhias ligadas à música. Neste sentido, surgiu a oportunidade de criar um Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão durante o período das férias escolares. 

PUBLICIDADE

Assim, cumprindo as medidas preventivas recomendadas pelas Autoridades de Saúde, iniciou-se o projeto designado “1.º Estágio Orquestra Município de Soure”, funcionando com aulas diárias, individuais ou por naipe, de segunda a sexta-feira. 

A iniciativa insere-se num contexto de formação, que pretende envolver os membros das Filarmónicas, Escolas de Música ou outros grupos cuja base instrumental seja o sopro ou a percussão, possibilitando que pratiquem a sua execução de forma mais regular e devidamente orientada. 

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto tem como objetivos principais proporcionar novas experiências musicais, fomentar o desenvolvimento das aptidões musicais, desenvolver a perceção e cognição musical, sensibilizar/promover a criação de hábitos de estudo e prática regular do instrumento e valorizar o trabalho meritório levado a cabo pelas cinco Bandas Filarmónicas concelhias. 

Este desafio foi lançado a jovens talentos oriundos do Concelho e com formação na área da Música, Joel Cura, Ivo Cura e Tiago Maia, que constituem a Direção Artística do programa. 

O Município de Soure, promotor da iniciativa, assume todos os encargos financeiros associados e disponibiliza transporte aos alunos inscritos nas atividades. As Bandas Filarmónicas são parceiras nesta realização, disponibilizando os espaços para as aulas de formação, sendo ressarcidas para apoio à sua manutenção e conservação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE