Coimbra

Soure: Festas de São Mateus e Fatacis com modelo adaptado promovem valores concelhios

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-09-2020

As Festas de São Mateus em Soure, que começaram hoje e se prolongam até ao dia 22 de Setembro, são este ano centradas “num programa exclusivamente concelhio, com recurso aos agentes culturais e movimento associativo locais e também na feira franca, uma das mais antigas e tradicionais do país”, divulgou hoje o município, que destaca as condições de segurança do certame perante a pandemia.

PUBLICIDADE

É obrigatório o uso de máscara e desinfeção das mãos, nos espetáculos os lugares serão sentados e caso chova, realizam-se em espaço fechado mas sem presença de público. Na feira, o número de pessoas é controlado e as entradas efectuam-se em quatro pontos predefinidos.

PUBLICIDADE

O PSD de Soure alertou ontem  “o dever de assumir todas as consequências” que poderão advir da realização da FATACIS, nos moldes previstos. O município, presidido por Mário Jorge Nunes (PS) divulgou hoje que as condições de segurança respeitam as normas da DGS e “estão condicionadas à situação epidemiológica atual”.

O mês de setembro, em Soure, é sinónimo das tradicionais Festas de São Mateus, promovidas pelo Município, que decorrem no fim de semana mais próximo do dia 21 de setembro, Feriado Municipal, e que este ano têm lugar entre os dias 17 e 22.

PUBLICIDADE

publicidade

A realização deste certame é fundamental na promoção e divulgação do Concelho, das suas atividades económicas e demais potencialidades, pelo que a Comissão Organizadora para 2020 manteve a decisão de concretizar o mesmo, tendo em conta, claro, as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Habitualmente, no decorrer dos vários dias costumam ter lugar várias iniciativas culturais, desportivas e de animação dirigidas às diversas gerações, que este ano serão adaptadas em função da situação epidemiológica atual.

Serão mantidas as tradicionais Feiras das Cebolas, da Madeira e das Nozes, desenvolvendo a valorização dos produtos endógenos e produtores locais.

É também estimulada a atividade empresarial da região, através da FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure, dinamizada em parceria com a Associação Empresarial de Soure (AES). Este ano, a Feira estará circunscrita, dispondo de quatro entradas possíveis, para maior controlo e evitar aglomerados, sendo a entrada gratuita.

Para visitar a FATACIS, existem medidas próprias, como a obrigatoriedade de uso de máscara e desinfeção das mãos. Estarão espalhados pelo recinto vários dispensadores de gel desinfetante à disposição dos visitantes. A entrada será condicionada, com lotação máxima depessoas simultâneo, contabilizada eletronicamente. Encerrará às 23h00, cumprindo as orientações atuais.

Muitos visitantes de fora são atraídos, não só pelo cartaz profano, mas também pela romaria a São Mateus, cujos devotos vêm, por vezes de muito longe, pagar as suas promessas e fazer as suas orações.

Este acontecimento é, por excelência, um ansiado reencontro anual de todos os Munícipes e demais Sourenses, não só dos que vivem no Concelho, mas também dos que se encontram fora. O último dia das comemorações, é, aliás, o “Dia da Família Sourense”, onde decorre o tradicional Piquenique Popular, acompanhado de animação musical, no Olival de São Mateus, junto à Capela do orago.

Este ano, as festividades estão condicionadas, resultado da situação epidemiológica que atravessamos. Neste sentido, propõe-se ao público um cartaz cultural e de animação local, apostando nos talentos concelhios.

Assim, a animação será direcionada para a Praça da República, em lugares sentados e com lotação máxima, além da transmissão online dos espetáculos, garantindo as regras de distanciamento e segurança.

Com sentido de responsabilidade e cumprindo escrupulosamente todas as normas, o Município de Soure e a Comissão Organizadora acreditam que é possível manter a feira mais tradicional da região.

Feira de Artesanato

É um espaço que reúne mostras únicas dos vários setores do artesanato: azulejaria, cerâmica, figurado cerâmico, metais, ourivesaria e joalharia, madeiras, novos materiais, entre outros.

Este evento tem duas faces positivas: não só demonstra a capacidade de os artesãos associados profissionalmente definirem os seus objetivos e de executarem os seus projetos com a qualidade e dignidade que o sector merece, mas proporciona também aos visitantes a possibilidade de conhecerem e adquirirem artesanato genuíno de qualidade, com a garantia dos profissionais do setor e das entidades mais reconhecidas neste âmbito.

Feira das Nozes

Realiza-se na Rua do Cais e é muito concorrida por pequenos agricultores, principalmente da zona serrana, que se dedicam ao comércio de frutos secos e daí se deslocam para comercializar os seus produtos.

Feira das Cebolas

É uma tradição secular que junta dezenas de produtores na Praça Miguel Bombarda, e representa uma boa oportunidade de negóciopara os agricultores que se dedicam ao cultivo das cebolas.

Feira da Madeira

A Feira da Madeira decorre na margem esquerda do Rio Arunca. É ponto de encontro de muitos visitantes e local de venda de vários produtos, nomeadamente pipas, tinas, arcas e as tradicionais alcofas e capachos em palha.

 

Programa

 

17 de Setembro, QUINTA – FEIRA

10h00 -Gaiteiros:”Os Amigos da Farra” – Santinho

21h30 – Espetáculo Musical – Fado

GRUPO DE GUITARRAS ANTÓNIO CATARINO
Paços do Concelho

 

 

18 de Setembro, SEXTA -FEIRA

10h00 -Gaiteiros:”Gaifarras”

20h00 – Bernardo Tralhão / Daniel Batalha

Praça da República // (em caso de mau tempo, será no Multiusos Soure, sem público)

21h30 – ROCKLUSO

Praça da República // (em caso de mau tempo, será no Multiusos Soure, sem público)

 

19 de Setembro, SÁBADO

10h00 -Gaiteiros:”Os Rambóias doCasconho”

11h00 -FOZBRASS

12h00- ALFABRASS

17h00 -Apresentação do Livro “Granja do Ulmeiro Através dos Tempos”

Auditório da Biblioteca Municipal

18h00 – Arruada da Banda de Soure

19h00 – Concerto Banda de Soure

Praça da República // (em caso de mau tempo, será no Multiusos Soure, sem público)

20h00 – Projeto 1.ª Orquestra do Município de Soure

Praça da República // (em caso de mau tempo, será no Multiusos Soure, sem público)

21h30 – GMB
Praça da República // (em caso de mau tempo, será no Multiusos Soure, sem público)

22h30 -João Paulo – Acústico

Praça da República // (em caso de mau tempo, será no Multiusos Soure, sem público)

 

20 de Setembro, DOMINGO

 09h30 -Missa na  Capela de São Mateus

10h00 -Gaiteiros: Escola de Música Tradicional de Pouca Pena

11h30 -Missa

Capela de São Mateus

12h00 -Gaiteiros: “Os Três Aflitos”

18h00 – Projeto 1.ª Orquestra do Município de Soure

Praça da República // (em caso de mau tempo, será no Multiusos Soure, sem público)

20H00 – ESCOLA DE MÚSICA “ACADEMIA MIKAEL – MÚSICAS DA EUROVISÃO”

Praça da República (em caso de mau tempo, será no Multiusos Soure, sem público)

21h30 – João Conde

Praça da República (em caso de mau tempo, será no Multiusos Soure, sem público)  

 

21 de Setembro, SEGUNDA

FERIADO MUNICIPAL – DIA DO MUNICÍPIO

10h00 – Gaiteiros: Rainha Santa

11h00 – Missa
Capela de São Mateus

17h00 – Cerimónia Solene do Dia do Município
– Atribuição de Prémios a Alunos do Ensino Secundário
– Atribuição da Medalha de Mérito Municipal
Paços do Concelho

20h00 – Orquestra Ligeira da Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense
Praça da República //(em caso de mau tempo, será no Multiusos Soure, sem público)

 

22 de Setembro, TERÇA

Dia da Família Sourense

Tradicional Pic-nic

Olival de São Mateus

15h30 – Missa
Capela de São Mateus

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE