Região

Soure: Encerramento da Ponte de Alfarelos adiado (com vídeos)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 07-11-2022

A ponte de Alfarelos, que faz a ligação entre os concelhos de Soure e Montemor-o-Velho, não encerrou esta segunda-feira ao trânsito como tinha sido anunciado pela Infraestruturas de Portugal (IP).

PUBLICIDADE

Previsto para as 13h00, o corte não se concretizou e o trânsito continua a fluir com normalidade, aguardando-se que a IP anuncie nova data para o início dos trabalhos de reabilitação que vão decorrer naquela travessia sobre o rio Mondego, situada na estrada nacional 347 (EN 347).

Este adiamento agradou ao vice-presidente da Câmara Municipal de Soure, Américo Nogueira, já que, como explicou no local ao Notícias de Coimbra, vai ao encontro dos anseios tanto das autarquias de Soure e de Montemor-o-Velho como da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra que compreendem a necessidade da requalificação da ponte mas que pedem à IP uma alternativa que não prejudique a população e a região.

PUBLICIDADE

publicidade

“Concordamos com o encerramento da ponte uma vez que apresenta problemas em termos de segurança”, realça, acrescentando que todos concordam que “as obras de manutenção são precisas”, como tem sido analisado nas várias reuniões realizadas entre representantes dos dois municípios, da CIM (de referir que o presidente da CIM da Região de Coimbra é também autarca de Montemor-o-Velho) e da IP.

Defende que existem “soluções credíveis”, que passam por “utilizar uma estrada da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”, mas que não estarão a ser aceites pela IP. “Quem conhece bem esta região sabe que as estradas da APA são utilizadas por muitos utilizadores quando se deslocam para Coimbra ou para a Figueira da Foz”, realça. Sublinha, ainda, que “era importante que o presidente da IP visitasse o local e percebesse o prejuízo incalculável que o encerramento desta ponte traz, não só para os utilizadores mas para toda a região”.

PUBLICIDADE

“São empresas que podem falir, são milhares de postos de trabalho que estão em causa. Aquilo que eu peço também ao presidente do IP é que tenha bom senso e tome decisões acertadas”, apela, assegurando que os municípios vão continuar a lutar para “resolver este problema”, tendo sempre em vista “a defesa dos interesses das populações e da região”.

O vice-presidente da Câmara de Soure agradece o apoio do deputado socialista Pedro Coimbra e do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que poderão ter tido influência nesta decisão de não fechar a ponte e que “se estarão a aperceber do desastre que é para as empresas da região o seu encerramento”.

De acordo com a IP, a requalificação da ponte de Alfarelos tem um prazo de execução previsto de um ano e um investimento associado de cerca de 2,4 milhões de euros. A intervenção visa, como refere, “a reabilitação e o reforço da ponte, de forma a aumentar a sua durabilidade estrutural, prolongando a sua vida útil”. Nesse sentido, serão realizados “trabalhos de reforço das fundações dos pilares, prolongamento dos maciços de encabeçamento e construção de uma estrutura de suporte para as cargas verticais e transversais transmitidas pelo tabuleiro”, refere a IP. Incluirá, também, “a limpeza geral das superfícies do tabuleiro e dos pilares, reparação e pintura de guarda-corpos metálicos, substituição das juntas de dilatação e dos aparelhos de apoio, incluindo abertura de roços na laje do tabuleiro e nos encontros, bem como a reabilitação e revestimento nos passeios”.

A IP diz que o constrangimento do trânsito no local “é indispensável para garantir a segurança dos trabalhadores e utilizadores da EN 347” e explica que os condutores devem utilizar os percursos alternativos que estarão devidamente sinalizados. “Os desvios de trânsito orientarão pela EN342, passando por Soure e Louriçal até à EN109 ou A17, e para a utilização da EN347 direção Condeixa até ao IC2 ou A1”, refere.

O Notícias de Coimbra contactou a IP para perceber os motivos que levaram ao adiamento do encerramento da ponte, bem como para saber se já nova data marcada para que feche ao trânsito mas, até ao momento, ainda não obteve resposta.

Veja os vídeos do direto NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE