Educação

Soure e Castanheira de Pera aderem a projeto de inovação do Politécnico de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 28-03-2022

Os municípios de Soure e de Castanheira de Pera aderiram hoje ao projeto@GIR – Gabinetes de Inovação Regional, uma iniciativa do Instituto Politécnico de Coimbra, que visa “levar inovação e desenvolvimento” a territórios de baixa densidade.

PUBLICIDADE

“Este é o alargamento do projeto @GIR, lançado há alguns meses. O objetivo é proporcionar, especialmente aos territórios de baixa densidade, a nossa capacidade de inovação e desenvolvimento, a nossa capacidade científica, no sentido de podermos ajudar estes municípios a potenciarem a sua ação e poderem desenvolver os territórios”, destacou o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde.

Durante a cerimónia de assinatura dos protocolos de cooperação, no âmbito do projeto @GIR – Gabinetes de Inovação Regional, que decorreu durante a tarde de hoje no IPC, Jorge Conde destacou que, com a adesão de Soure e de Castanheira de Pera, o projeto passa a estar em sete municípios da região.

PUBLICIDADE

publicidade

“Dentro das seis escolas, temos capacidade de ajudar desde a floresta ao desenvolvimento empresarial, engenharia, saúde”, acrescentou.

Ao longo da sua intervenção, o presidente do Politécnico de Coimbra recordou que este é um projeto anterior ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas que veio ajudar a potenciá-lo.

PUBLICIDADE

“Visa também deslocalizar a formação e também deslocalizar o Politécnico para o próprio território. Ao alargar isto a mais municípios, teremos a capacidade de criar uma rede em que os problemas que surjam num município possam vir a ser antecipados noutro”, sustentou.

Jorge Conde congratulou-se com as adesões de Soure, um concelho “na linha do Coimbra para o mar”, e de Castanheira de Pera, “o primeiro município fora da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”.

“Diria que a Lousã vai ser o terceiro município do Politécnico de Coimbra, a muito curto prazo vamos instalar finalmente a Escola da Floresta na Lousã. Vai ser o alargar das realidades da Serra”, anunciou.

A cerimónia contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, António Henriques Antunes, que evidenciou que o grande desafio deste município passa por inverter o ciclo demográfico, que “tem sido completamente desastroso”.

“Com este protocolo, pensamos que é mais uma oportunidade de desenvolvermos algumas iniciativas, no âmbito empresarial, da fixação de famílias, do desenvolvimento de alguns produtos que são muito característicos. Tenho a firme certeza que será uma mais-valia e uma oportunidade de dar a conhecer um bocadinho do nosso país a outras entidades”, apontou.

Já a vereadora da Câmara Municipal de Soure, Teresa Pedrosa, considerou que este protocolo é de extrema importância para a capacitação do tecido empresarial e das pessoas.

“É essencial para o desenvolvimento económico, para o desenvolvimento social do nosso concelho, por isso, abraçámos desde logo este projeto e vamos disponibilizar todos os meios, toda a nossa motivação, para que todas as atividades que aqui são propostas possam decorrer da melhor forma e que Soure concelho e a região possam tirar o maior proveito delas”, concluiu.

O projeto @GIR – Gabinetes de Inovação Regional é uma iniciativa do Politécnico de Coimbra que pretende aproximar esta instituição aos diversos concelhos da região, com foco nos territórios de baixa densidade, criando espaços que permitirão a dinamização de ações conjuntas com empresas e entidades desses territórios.

São objetivos deste projeto abrir portas à transferência de conhecimento, ao desenvolvimento de projetos de inovação, à dinamização de ações de integração dos alunos do Politécnico de Coimbra e à qualificação das empresas e instituições da região.

Integram o @GIR os municípios de Arganil, Lousã, Miranda do Corvo e Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, e Mortágua (Viseu), aos quais se juntaram hoje Castanheira de Pera (Leiria) e Soure (Coimbra).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE