Desporto

Soure é a capital ibérica da escalada em bloco. Atletas de 28 países participam na Taça Europeia

António Alves | 1 mês atrás em 18-04-2024

O Pavilhão da Encosta do Sol, em Soure, acolhe no próximo fim de semana de 20 e 21 de abril a Taça Europeia da Escalada em Bloco. Um evento que irá reunir mais de três centenas de atletas de 28 países nos escalões sub-16, sub-18 e sub-20 da modalidade.

PUBLICIDADE

Durante dois dias, a vila de Soure será a capital ibérica desta modalidade olímpica. Trata-se, segundo o vereador Gil Soares, da prova com mais impacto internacional do concelho e que trará ao concelho alguns dos futuros campeões europeus, mundiais e olímpicos.

Promovida em parceria com a Federação Portuguesa de Escalada em Competição e Núcleo de Escalada de Soure, a prova contará com um apoio financeiro da autarquia no valor de perto de 10.000 euros, a que se junta “outro tanto em termos logísticos”.

PUBLICIDADE

O facto de, em 2024, o circuito europeu da modalidade não integrar nenhuma prova em Espanha levou a que houve uma maior procura de lugares, com Alberto Araújo, vice-presidente da federação, a considerar que as condições existentes no concelho garantem que este é um dos mais importantes torneios antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o vereador Gil Soares

PUBLICIDADE

Numa conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, o município aproveitou para dar a conhecer o Cross Trail Soure 1111 que decorrerá no domingo 28 de abril.

A oitava edição da prova tem uma vertente competitiva – trail de 19 quilómetros (integrado no Circuito Distrital da modalidade), um trail de 12 quilómetros – e uma vertente de lazer com a realização de uma caminhada na distância de 10 quilómetros.

A partida para a prova mais longa de baixa altitude mas com dificuldade média está marcada para as 09:00 no Parque da Várzea. Depois, é a vez do trail de menor extensão e a caminhada. Parte do percurso, como explicou na conferência o diretor do Soure move André Neto, será feito junto ao Rio Arunca, terminando no local de partida.

“Todos os trilhos usados nesta prova são feitos pelo clube e mantidos para que seja possível usar ao longo do ano”, afirmou.

Carregue na galeria sobre a conferência de imprensa

Neste encontro com a comunicação social houve ainda oportunidade de assinar um protocolo com a Associação de Basquetebol de Coimbra.

O acordo prevê a implementação e dinamização da prática do minibasquete e do basquetebol no concelho. Os primeiros passos vão ser dados junto dos técnicos das Atividades Extra Curriculares (AEC) das escolas do 1.º ciclo para a sua capacitação e incentivo à prática da modalidade.

Ao mesmo tempo, o protocolo prevê a cedência do Pavilhão da Granja do Ulmeiro para a realização dos treinos das seleções jovens da associação distrital e, se as conversações com a Federação Portuguesa de Basquetebol correrem bem, pode incluir a realização no concelho de uma Final Nacional de um escalão jovem da modalidade.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação das provas e o protocolo com a AB Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE