Saúde

Soure constitui Bolsa de Voluntariado

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-03-2020

O Município de Soure encontra-se a constituir uma Bolsa de Voluntariado para apoio a IPSS e ERPI (Lares) afetados pela pandemia do COVID-19, caso venha a ser necessário.

PUBLICIDADE

Mário Jorge Nunes, presidente de Soure

O objetivo é ter recursos humanos disponíveis face a eventuais constrangimentos que venham a verificar-se nas Instituições de apoio a idosos do Concelho, dotando as mesmas de meios, para que possam continuar a laborar no terreno e a prestar os seus serviços a esta população que é mais vulnerável. 

As necessidades mais prementes de voluntariado são para os Serviços de Apoio Domiciliário e Lar, designadamente prestação de cuidados de higiene pessoal, administração de alimentação, limpeza de instalações, apoio a acamados e serviços de enfermagem. 

PUBLICIDADE

Os interessados em contribuir nos serviços acima referidos, devem manifestar disponibilidade através do contacto 926 427 100 ou via email para educacao@cm-soure.pt, indicando nome, contactos, disponibilidade horária e área geográfica onde desempenhar funções. O exercício de funções de voluntariado neste âmbito tem inerente a cobertura por seguro e a disponibilização da formação essencial.

A Autarquia mantem-se em permanente articulação com as várias Instituições do Concelho, estando a atenta às suas necessidades, e, em caso de necessidade, ativará a referida Bolsa de Voluntariado. 

PUBLICIDADE

publicidade

Além desta medida, o Município implementou um Polo dos Serviços de Ação Social e Saúde descentralizado, onde se encontra em permanência uma equipa de apoio, entre as 08h00 e as 18h00, visando prestar auxílio à população idosa, através, designadamente, da entrega de bens essenciais, como é o caso de produtos alimentares, de higiene e medicação, reduzindo, assim, a possibilidade de contágio. 

Neste sentido, encontra-se, ainda, disponível o serviço de Apoio Psicológico aos não presencial, tem como objetivo ajudar os Munícipes a lidarem com a gestão psicológica e emocional consequente do estado de emergência que atravessamos, designadamente no sentido de promover a diminuição da ansiedade e do sentimento de solidão resultante do período de isolamento, com especial enfoque nas crianças e nos idosos. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE