Coimbra

Soure com Festival Municipal da Juventude amigo do ambiente

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-09-2018

Nos próximos dias 14 ,15 e 16 de setembro, o Município de Soure apresenta o primeiro Festival Municipal da Juventude, intitulado PANGEIA.

PUBLICIDADE

Mário Jorge Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Soure

O Festival é a primeira realização municipal candidata a receber o selo de eco-evento, e tem precisamente como tema central as questões ambientais,  procurando afirmar a marca “Soure Sustentável”, servindo de lançamento ao projeto “Recicla Soure”, uma rede inovadora de educação e formação para a temática da separação dos resíduos.

O evento foi apresentado hoje na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra Coimbra

A iniciativa visa envolver principalmente os jovens do concelho, através de um conjunto de atividades culturais, desportivas e recreativas, que têm sempre por base temáticas relacionadas com o ambiente, e estabelece um compromisso com metas objetivas de separação de resíduos, e implementação de práticas ambientalmente responsáveis.

PUBLICIDADE

Mário Jorge Nunes fez uma descrição pormenorizada do evento e aproveitou o momento para revelar o que o seu município está a fazer na área do ambiente.

PUBLICIDADE

publicidade

Com uma localização privilegiada no Parque dos Bacelos e tirando partido do espaço entre os rios Arunca e Anços, o festival inclui a possibilidade de acampamento gratuito.

A cerimónia de abertura terá lugar pelas 10h:00 de dia 14, à qual se seguem atividade ocupacionais ligadas à arte urbana.

De tarde, pelas 15h00, inicia-se mais um capítulo do programa “Fluxo” – um programa municipal de debate e participação pública –  desta vez com painéis dedicados aos rios, à economia circular e à problemática dos resíduos.

Segue-se uma eco-regata nos rios Arunca e Anços, e um sunset com dj’s nas Piscinas Municipais.

Pelas 21h00, a atuação de Paradigma, concorrentes do Concurso de Bandas de Garagem e, pelas 23h00, o concerto do grupo Sede Bandida. A terminar, o espaço Late Night a cargo de dj’s.

O evento reabre sábado pelas 10h00, com um torneio futvólei no Parque dos Bacelos. De tarde, decorrerão várias atividades culturais, designadamente na área da dança, com a atuações de escolas de dança e mostra de hip hop.

O fim da tarde conta com canhões de espuma e dj’s. Pelas 21h00, as bandas Rosa Luxemburgo, Plano Z e Harpia, no âmbito do Concurso de Bandas de Garagem. Às 23h00, o concerto de Jimmy P, ao qual se segue o espaço late night.

Para a manhã de domingo está agendado o IV Cross Trail Soure 1111, habitualmente realizado em abril e que conta já com cerca de um milhar de participantes, sendo este ano integrado no Festival Municipal da Juventude.

A tarde será dedicada à música, com a atuação de várias escolas, estando o encerramento previsto para as 17h00.

Pangeia foi o super-continente de onde se separaram os continentes actuais há aproximadamente 200 milhões de anos.

Este super-continente formou-se entre finais do Paleozóico e inícios do Mesozóico há uns 300 milhões de anos quando todos os continentes existentes até essa altura se juntaram num único”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE