Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Soure aprova orçamento de 18 minhões para 2020

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-11-2019

A Câmara Municipal de Soure aprovou as Grandes Opções do Plano Plurianual de Investimentos e AMR, de 11.586.150,00€, e o Orçamento para 2020, no valor de 18.396.850,00€, com dois votos contra dos Vereadores da coligação PPD/PSD-CDS/PP-PPM e da CDU. 

PUBLICIDADE

O Presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, defendeu que o documento representa uma linha estratégica de continuidade, colocando o Concelho de Soure “numa agenda global de crescimento suportado em três princípios fundamentais: o crescimento inteligente, o crescimento sustentável e o crescimento inclusivo.” 

A autarquia diz que a Educação continua a ser uma prioridade para o atual executivo.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste âmbito, terá início a empreitada de construção do Centro Escolar da Freguesia de Soure, cuja empreitada já foi adjudicada e irá permitir melhorar as instalações do Ensino Pré-Escolar. Mantêm-se os serviços transversais a esta área, designadamente o Serviço de Apoio à Família, Ação Social Escolar e Transportes Escolares.

Uma inovação para o próximo ano é a aposta no Ensino Pós-Secundário e a este nível, pretende-se encetar as diligências conducentes ao estabelecimento de parcerias com entidades de Ensino Superior (Universidades ou Institutos Politécnicos) que venham a desenvolver, em Soure, as ofertas de ensino em áreas cuja necessidade de formação venha satisfazer a procura laboral do Concelho, correspondendo ao desenvolvimento das ofertas de CET- Cursos de Especialização Tecnológica e/ou CTSP- Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

PUBLICIDADE

Em Ação Social, Soure mantém todas as respostas sociais e parcerias com as IPSS e Rede Social Concelhia. 

No campo da Saúde, também está previsto a aumento do número de munícipes abrangidos pelo programa Abem: Rede Solidária do Medicamento.

É intenção do Município a operacionalização do Gabinete de Saúde Oral no Centro de Saúde de Soure, destinado a disponibilizar consultas de medicina oral, integradas no Sistema Nacional de Saúde conforme o Protocolo celebrado. 

No setor do Desporto, Lazer e Tempos Livres, a Autarquia dará continuidade à intervenção profunda que tem levado a cabo.  

No que concerne à requalificação de equipamentos desportivos,  a Câmara destaca a ireparação da Piscina Municipal Coberta de Vila Nova de Anços, cuja candidatura está submetida e em análise, mas cujo financiamento está já assegurado através de empréstimo bancário.

Está também prevista a aquisição de terrenos com vista à preconização do futuro Parque Desportivo Municipal e Piscina Municipal Coberta de Soure, que se revelam dois importantes investimentos municipais. 

Na área da Higiene Pública e Proteção Animal destaca-se o Centro de Proteção Animal.  

No âmbito das políticas de descentralização de competências, o Município afirma que assumirá um especial papel no âmbito do apoio aos cidadãos, através de gabinetes de apoio especializado, nomeadamente com o funcionamento do Gabinete de Apoio ao Emigrante, do Gabinete de Apoio ao Consumidor e com a implementação de instrumentos de promoção da igualdade e combate à violência, como é o Plano Municipal para a Igualdade. 

Relativamente a Saneamento e Salubridade, recorde-se que a empresa intermunicipal “ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E.I.M., S.A.” se encontra em processo de constituição e que, logo que celebrado o Contrato de Gestão Delegada, será aquela entidade a operar e explorar os serviços de Saneamento de Águas Residuais. Será também a cargo daquela entidade que serão executados os investimentos nesta subárea. 

No entanto, no âmbito do processo de agregação, existem dois projetos de saneamento de águas residuais cujo cofinanciamento já se encontra aprovado pelo POSEUR. São eles a Construção das Redes de Simões, Lourenços, Mogadouro, Marco do Sul – 1ª fase (SAR de Almagreira) e Subsistema de Drenagem de Água Residuais Domésticas da Freguesia de Samuel: lugares de Coles de Samuel, Marco de Samuel, Casalinho, Palhais e Cardal. No seu conjunto estas duas obras somam cerca de 2,8 milhões de euros de investimento e a ABMG disporá de 1,1 milhões de euros de financiamento do POSEUR. O Plano não reflete estes montantes, dado que a entidade beneficiária não será o Município de Soure, mas sim a ABMG. 

 O executivo liderado por Mário Jorge Nunes destaca ainda os três investimentos previstos na área da Mobilidade: Parque Multimodal de Soure, Parque Multimodal de Granja do Ulmeiro e Via Pedonal sobre os Rios Anços e Arunca.

O Presidente da Câmara Municipal considerou que o Plano e o Orçamento “concretizam e aprofundam as opções do executivo em inscrever em definitivo o Concelho de Soure numa era de crescimento, alinhada na estratégia do país e suportada pela agenda europeia.” 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com