Região

“Sou o único candidato patriota”: Ventura responde a críticas de Gouveia e Melo em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 15-01-2026

 O candidato presidencial André Ventura defendeu-se hoje das críticas de Gouveia e Melo por ter usado um camuflado militar, posicionando-se como “o único candidato” que vai devolver a dignidade aos antigos combatentes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Eu sou o único candidato que lhes vai devolver a dignidade [aos antigos combatentes], que vai fazer um ajuste de contas com uma história que os esqueceu e o único candidato patriota”, afirmou André Ventura, à chegada a um jantar-comício em Tentúgal, no concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, em declarações aos jornalistas.

PUBLICIDADE

Ventura respondia às críticas do almirante na reserva Gouveia e Melo, que o acusara de ter “ultrapassado os limites” e ter desrespeitado as Forças Armadas ao usar hoje um camuflado militar num almoço de campanha.

“Não gostou de ver? Foram antigos combatentes que me ofereceram, por alguma razão não lhe ofereceram a ele e ofereceram a mim. Se calhar, porque sabem que precisam de alguém que os lidere”, disse André Ventura, que confirmou que nunca cumpriu serviço militar, já que estava “a estudar, na altura, como milhões de pessoas”.

O candidato presidencial insistiu na ideia de que o camuflado lhe foi oferecido por ser alguém que defende os antigos combatentes.

“Porque é que alguém que até teve funções militares não recebe o camuflado e porque é que alguém que não teve recebe de antigos combatentes? Porque sabem que vou ser eu a vencer no domingo e querem um presidente que os respeite e que lhes devolva a dignidade”, disse.

Nas curtas declarações, André Ventura considerou ainda um bom augúrio a presença de Cavaco Silva na campanha, que participou hoje, com uma mensagem em vídeo, transmitida no comício do penúltimo dia de campanha de Marques Mendes, no Porto.

“Ficou muito claro que em todas as campanhas em que o professor Cavaco Silva entra, geralmente nós vencemos. Isso é muito bom sinal. Isso é sinal de que agora vou ser eu que vou vencer de certeza”, salientou.

Num almoço com apoiantes em Ponte de Lima, o candidato apoiado pelo Chega vestiu um casaco com padrão camuflado militar, que lhe foi oferecido por um grupo de antigos combatentes presentes no comício.

Esta não é a primeira vez que Ventura surge com um camuflado militar em campanha: nas legislativas de 2022, num almoço de antigos combatentes no Porto, recebeu um camuflado semelhante e discursou com ele vestido.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE