Coimbra

“Sou feminista e o mundo vou mudar!”gritou-se em Coimbra neste Dia Internacional da Mulher (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 08-03-2023

A luta contra o machismo, o femicídio, a extrema-direita e a disparidade salarial entre homem e mulher foram algumas das razões que levaram cerca de duas centenas de pessoas a manifestarem-se, esta quarta-feira, 8 de março, em Coimbra.

PUBLICIDADE

“Sou feminista e o mundo vou mudar!”; “Machistas, fascistas, chegou a vossa hora, as imigrantes ficam e vocês vão embora”;  Abaixo o patriarcado que vai cair e que viva o feminismo que já está aqui”;  “Submissas nos querem, rebeldes nos terão!”; “Mexeu com uma, mexeu com todas!” foram algumas das frases de ordem que se ouviram numa marcha no âmbito do Dia Internacional das Mulheres organizada pela Rede 8 de Março e pela Brigada Fernanda Mateus. E nem a chuva demoveu os manifestantes que fizeram o percurso entre a Praça 8 de Maio e a Praça da República.

Ana Reis, do Núcleo de Coimbra da Rede 8 de Março, relembra a importância de haver estas manifestações visto que são a materialização da luta de todos os dias e de mostrar o feminismo na rua às pessoas e às instituições, num dia que celebra acontecimentos históricos para as mulheres”.

PUBLICIDADE

A greve, que aconteceu no Dia Internacional da Mulher, decorreu nesta quarta-feira nas cidades de Aveiro, Barcelos, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Porto e Vila Real.

Veja os diretos NDC:

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE