Conecte-se connosco

Cidade

Sónia Barbosa dirige Clube de Leitura Teatral na Cena Lusófona em Coimbra

Publicado

em

A sessão de dezembro do Clube de Leitura Teatral é dirigida pela atriz e encenadora Sónia Barbosa e acontece já esta terça-feira, dia 6, pelas 18h30. A peça escolhida chama-se “Sábado, Domingo e Segunda” e foi escrita pelo italiano Eduardo De Filippo. A entrada é gratuita.

“Sábado, domingo e segunda” – peça escrita em 1959 pelo dramaturgo italiano Eduardo de Filippo (1900-1984) – é uma história familiar, contada com a metáfora culinária do ritual napolitano, que em tantas coisas se liga a diversos aspetos da vida: a importância das relações familiares, a importância da comida e das tradições, o peso das relações sociais.

Para esta leitura, a convidada de dezembro para dirigir a sessão selecionou o segundo ato da peça. A sessão terá lugar na Sala Brincante da Cena Lusófona.

Eduardo De Filippo nasceu em Nápoles em 1900. Começou a representar ainda em criança e em 1932 criou uma companhia de teatro com o seu irmão Peppino e a sua irmã Titina, chamada “Compagnia del Teatro Umoristico I De Filippo”. Depois da segunda guerra mundial, em 1948, comprou o Teatro S. Ferdinando, em Nápoles, que seria inaugurado em 1954.

Participou como ator em diversos filmes, incluindo “O ouro de Nápoles”, de Vittorio De Sica, com Totó e Sophia Loren, em 1954. Escreveu perto de trinta peças de teatro. Em 1973, a montagem de “Sábado, Domingo e Segunda”, dirigida por Franco Zeffirelli no Teatro Nacional de Londres, com Joan Plowright, Frank Finlay e Laurence Olivier no elenco, venceu o Prémio da Crítica Teatral de Londres.

Sónia Barbosa é atriz, encenadora e docente. Completou a licenciatura em Teatro – Interpretação em 1999 na ESMAE, no Porto. Entre 2002 e 2009, viveu em Roma, Itália, onde trabalhou como actriz em inúmeros projectos teatrais em língua italiana. Em 2009 regressa a Portugal, fixando-se na cidade de Viseu.

Continua a dedicar-se ao teatro enquanto atriz, mas agora junta-lhe também a dimensão do ensino e da criação/encenação. Funda a associação Ritual de Domingo em 2016, que dirige em conjunto com Cristóvão Cunha. É docente na área do teatro na ESEV e na Escola Lugar Presente e Artista Associada do Teatro Viriato desde 2011, onde coordena desde 2018 o projeto “Noite Fora – leituras e conversas sobre teatro”. Em 2020 concluiu o Doutoramento em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e d’A Escola da Noite, iniciado em 2015, que tem como objetivo promover o conhecimento e a divulgação da dramaturgia.

Todos os meses, um grupo de leitores/as reúne-se à volta de uma peça de teatro e prepara, sob a direção de um/a artista convidado/a, a sua apresentação pública. Por regra, as leituras, sempre com entrada gratuita, têm lugar na primeira terça-feira de cada mês, num de três espaços da cidade de Coimbra: o TAGV, o Teatro da Cerca de São Bernardo ou a Cena Lusófona, no Pátio da Inquisição.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com