Região

Sondagens arqueológicas em Conimbriga revelam enorme potencial patrimonial  

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-07-2021

Os mais recentes trabalhos arqueológicos realizados em Conimbriga, no concelho de Condeixa-a-Nova, revelaram “singulares índices de preservação das estruturas arqueológicas identificadas”, com “enorme potencial patrimonial e museológico”.

PUBLICIDADE

As investigações na estação arqueológica romana de Conimbriga decorreram ao abrigo do Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA), intitulado CONIMBRIGA MMXX – Avaliação do potencial científico do Vale Norte de Conimbriga, liderado pelo arqueólogo Ricardo Costeira da Silva, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pelo Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional, com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, que financiou a alimentação e alojamento dos estudantes envolvidos no projeto.

“É fundamental prosseguir os trabalhos de investigação sobre um dos achados arqueológicos romanos mais importantes do país e, nesse sentido, estaremos sempre disponíveis a apoiar todos os projetos que favoreçam a realização de novas escavações, iniciadas há mais de um século, e novas pesquisas que promovam o conhecimento e a conservação do património de Conimbriga”, sublinha Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

Os trabalhos arqueológicos incidiram na fachada Norte da Casa dos Repuxos e revelaram “singulares índices de preservação das estruturas arqueológicas identificadas”, resultando “num diagnóstico muito revelador do enorme potencial patrimonial e museológico de todo o designado vale norte, que geomorfologicamente converge no sentido de Condeixa-a-Velha”, adiantou Vítor Dias, diretor do Museu Monográfico de Conímbriga.

Todos os parceiros institucionais do projeto se congratulam com a profícua parceria e com as proveitosas semanas de formação e aprendizagem proporcionadas aos alunos do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os resultados académicos serão oportunamente divulgados.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE