Somos Coimbra exige respeito pelas diversas culturas nas escolas

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 21-09-2017

O candidato do movimento Somos Coimbra à presidência da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, disse hoje que a autarquia “não cumpre as suas obrigações” na educação com respeito pelas diferentes culturas.

PUBLICIDADE

somos coimbra

“Não há um respeito por todas as culturas e religiões”, relativamente às quais “há um desprezo incompreensível”, disse José Manuel Silva à agência Lusa, no final de uma visita à Escola de São Bartolomeu, que inclui turmas do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, na Baixa de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O ex-bastonário da Ordem dos Médicos frisou que a sua candidatura independente quer assegurar “um lugar de destaque que a educação merece” na governação da capital do distrito, com os eleitos do movimento Somos Coimbra “em total sintonia com o desporto e a juventude”.

No encontro com docentes da Escola de São Bartolomeu, a diretora do Agrupamento de Escolas, Conceição Malhó, foi a anfitriã de José Manuel Silva e sua comitiva.

PUBLICIDADE

“Queremos que Coimbra seja uma referência no ensino universitário e pré-universitário”, preconizou o candidato.

Na visita, a candidatura tomou conhecimento que, nas escolas do concelho, “não são alterados os menus” da alimentação, a fim de respeitar as diferentes culturas e religiões dos alunos.

“Quando é pão com fiambre, é assim para todos”, lamentou o médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

O candidato criticou “um incumprimento tão grave de desrespeito” pelas diferenças culturais, sugerindo ser “só uma questão de organização”.

Caso venha a fazer parte do próximo executivo municipal, a educação “será um compromisso e uma responsabilidade concreta” do movimento liderado por José Manuel Silva, que estava acompanhado pela economista Isabel Maia, que integra a lista em oitavo lugar e está a preparar o doutoramento na área da “governação das escolas do ensino não superior”, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, além de outros candidatos aos órgãos autárquicos do concelho nas eleições de 01 de outubro.

“Vemos com muita preocupação, por exemplo, a forma alheada como a Câmara Municipal olha a sua participação nos conselhos gerais” das escolas de Coimbra, sublinhou o candidato.

Nas eleições de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE