Economia

Há uma solução inovadora para localizar pessoas desaparecidas e salvar vidas

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 14-01-2024

A Indra, a Aeromedia e o ITG anunciam o desenvolvimento de uma solução inovadora para localizar pessoas desaparecidas em tempo recorde e salvar vidas através da utilização de drones e Inteligência Artificial, o DroneFinder. Esta tecnologia, desenvolvida em conjunto com Aeromedia e o Instituto Tecnológico da Galiza (ITG), já está totalmente operacional e tem, numa primeira fase, como utilizadores a Agência Galega de Emergências (AXEGA), Forças e Organismos de Segurança do Estado Espanhol e entidades sócio-sanitárias. Apesar de ainda só estar disponível em Espanha, esta solução poderá vir a ser implementada em outros países.

PUBLICIDADE

O DroneFinder foi apresentado pela joint-venture formada pela Aeromedia, Indra e o Instituto Tecnológico da Galiza (ITG), num evento em que foram apresentadas as suas utilizações e potencialidades. A solução já foi testada em diferentes cenários e casos de utilização, tanto em zonas periurbanas como rurais e costeiras, e num total de 11 missões de localização e busca em colaboração com a AXEGA e membros das Forças e Corpos de Segurança do Estado Espanhol.

O objetivo desta solução é localizar, em tempo recorde, pessoas perdidas, uma vez que as primeiras 48 horas de busca são vitais para o sucesso deste tipo de operação, especialmente na procura de pessoas com défice cognitivo, doenças neurodegenerativas ou com deficiência. Do mesmo modo, no caso do turismo ativo ou das catástrofes naturais, são frequentes os acidentes ou as situações em que uma pessoa desaparece sem ter forma de comunicar a sua situação.

PUBLICIDADE

Para resolver este problema, o DroneFinder analisa automaticamente, em tempo real, grandes volumes de imagens recolhidas pela câmara de vídeo dupla (RGB e térmica) incorporada nos drones, utilizando um software de Inteligência Artificial que foi treinado com cerca de 40 horas de gravações de vídeo para o efeito. Além disso, o sistema também pode detetar a pessoa se ela estiver a usar um dispositivo eletrónico, como um smartwatch ou um smartphone. Paralelamente, envia um aviso diretamente às equipas de emergência, minimizando os tempos de resposta e otimizando os recursos utilizados na busca, ajudando assim a salvar vidas.

A Indra, empresa líder no setor da defesa e da tecnologia, que desenvolveu o avião OPV (Veículo Pilotado Opcional) TARGUS no âmbito do “Iniciativa Civil UAVs”, disponibiliza a sua experiência através de um centro de processamento de dados que compila toda a informação recolhida de diversas fontes. O Sistema de Gestão da Busca de Pessoas Desaparecidas (SGBPD) centraliza e armazena as entradas de dados dos diferentes sistemas, oferecendo assim aos utilizadores uma interface a partir da qual podem acompanhar a captação de dados em tempo real, possibilitando a sua utilização para posterior reprodução. Além disso, permite também ao 112 aceder, em tempo real, às funcionalidades propostas a partir de qualquer lugar onde exista uma ligação à Internet ou cobertura de telemóvel.

PUBLICIDADE

publicidade

A empresa Aeromedia, especializada em serviços RPAS (sistemas de aeronaves pilotadas remotamente), tem experiência nacional em serviços de busca de pessoas desaparecidas e fornece tanto o hardware que permite a busca através de relógios, pulseiras inteligentes ou telemóveis, como a implementação da operação de busca com UAVs.

O Centro Tecnológico do ITG contribui com a sua vasta experiência em Visão Artificial com uma solução que proporciona à equipa de busca uma inspeção visual automatizada das imagens captadas pelos drones. Uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial que permite que as imagens das câmaras duplas (RGB e térmica) transportadas pelos drones sejam processadas e analisadas em tempo real, sem intervenção do humana e tanto de dia como de noite. 

O projeto DroneFinder é promovido pela Xunta de Galicia no âmbito da Iniciativa Civil UAVs, dentro do Programa Estratégico 2021-2025, e foi financiado no âmbito do eixo REACT-EU do Programa Operacional FEDER da Galiza 2014-2020, como parte da resposta da União Europeia à pandemia da COVID-19.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE