Coimbra

Sol faz as malas e chuva muda-se de vez para Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 27-10-2025

Imagem: depositphotos.com

Apesar de alguns aguaceiros no sul do país, este domingo (26 de outubro) foi soalheiro e seco na maioria das regiões de Portugal continental.

As temperaturas mantiveram-se amenas, embora o Nordeste Transmontano, o Baixo Alentejo e o Algarve tenham registado valores ligeiramente abaixo da média, com uma anomalia térmica negativa de cerca de 1 ºC.

Para esta segunda-feira (27), o tempo deverá continuar tendencialmente seco e com céu limpo em quase todo o território. Contudo, a partir do final da manhã ou início da tarde, é esperada chuva fraca nas regiões do Baixo Alentejo e Algarve. As temperaturas máximas deverão variar entre os 17 ºC na Guarda e os 24 ºC em Santarém, Lisboa e Beja.

PUBLICIDADE

Durante a madrugada de terça-feira, a chegada de uma depressão a sudoeste de Portugal continental trará chuva moderada a forte, começando pela região de Lisboa e alastrando-se depois a todo o país. Prevê-se também aumento da intensidade do vento, com rajadas até 50 km/h na Grande Lisboa, Alto Alentejo e Coimbra, além de uma descida das temperaturas — entre 14 ºC (Guarda) e 22 ºC (Faro), dá conta o tempo.pt. Os efeitos desta depressão poderão prolongar-se até quarta-feira (29), com maior impacto nas regiões Centro e Sul.

Na quinta-feira, uma nova frente fria associada a outra depressão deverá chegar a Portugal, provocando chuva moderada em praticamente todo o território. A precipitação deverá ser de curta duração, dissipando-se ao final da tarde, mas trará nova descida das temperaturas (entre 13 ºC na Guarda e 22 ºC em Lisboa).

Na sexta-feira (31), outra depressão poderá atingir o país, especialmente o Norte e Centro, com chuva localmente intensa e rajadas de vento até 80 km/h no noroeste. O mar também ficará mais agitado, com ondas que podem atingir 7 metros, sobretudo durante a madrugada.

Concretamente em Coimbra, depois de um arranque de semana soalheiro, o tempo vai mudar rapidamente, com chuva praticamente todos os dias até domingo, 2 de novembro. As temperaturas vão manter-se amenas, mas a humidade e o vento vão dominar os próximos dias.

Para esta segunda-feira, dia 27, céu pouco nublado, tempo seco e temperaturas entre 9 e 24 graus. O vento sopra fraco de este e não há previsão de chuva.

Na terça-feira, chega a chuva forte, com 100% de probabilidade de precipitação. As temperaturas descem ligeiramente, com mínima de 15ºC e máxima de 21ºC, e o vento sopra moderado de sudeste.

Já no dia 29, o dia será de aguaceiros fracos e alguma nebulosidade, com 80% de probabilidade de chuva. Temperaturas entre 14 e 21 graus, vento fraco de sudeste.

Na quinta-feira, regressa a chuva mais intensa, com 94% de probabilidade de precipitação. As temperaturas ficam entre 15 e 19 graus, com vento moderado de sul.

No dia da Bruxas, a semana termina com chuviscos e chuva fraca, mas persistente — 98% de probabilidade de chuva, temperaturas entre 16 e 20 graus, e vento moderado de sul.

O Dia de Todos os Santos será marcado por chuva forte e aguaceiros, com 86% de probabilidade de precipitação. As temperaturas mantêm-se estáveis, entre 15 e 20 graus, e o vento sopra moderado de sul.

Termina a semana com chuva e aguaceiros dispersos, 78% de probabilidade de precipitação, temperaturas entre 12 e 19 graus, e vento fraco de oeste.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE