Saúde

Sofrerá de ansiedade? Veja os sintomas mais prováveis

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 19-03-2023

A ansiedade parece ser um problema que cada vez mais afeta a população em geral e não se manifesta de igual modo. 

PUBLICIDADE

Quando sentimos tensão, preocupação e insegurança de forma persistente, acompanhados por alterações físicas como aumento da pressão arterial, tremores, tonturas, dores de estômago ou suores, temos um problema. Por norma, os indivíduos ansiosos irritam-se facilmente, não dormem bem, têm dificuldade em se concentrar, cansam-se facilmente e estão em constante nervosismo. Liz Matheis, psicóloga em Nova Jersey escreveu um artigo para o site Psychology Today onde afirma que nem todo o sintoma de ansiedade é facilmente detetado.

Segundo Liz, esta é uma patologia que pode ser facilmente interpretada como desinteresse e distanciamento quando, na maior dos casos, tudo o que o indivíduo quer é ser aceite e estar presente. Mas em vez disso, tem a mente cheia de pensamentos como “estou a ser julgado?”, “será que se sentem mal à minha volta?”, “estamos seguros?”, “onde é que eu me sento/fico?” ou “falo agora?”

PUBLICIDADE

A psicóloga refere que há outros sintomas menos “visíveis” que costumam ser mal interpretados, como: “gaguejar, repetir frases, perder o raciocínio, rir das piadas e comentários de todos ou não rir das piadas e comentários de ninguém, concordar com saídas e cancelar ao último minuto, dificuldade em comunicar ideias de forma clara, ser demasiado agradável e concordar com tudo e por último falar muito em situações sociais para não ficar um silêncio incómodo.”

Há sempre formas de ajudar quem sofre de ansiedade. O conselho é fazer levar a pessoa para um local mais calmo e fazer uma pausa. 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE