Saúde

Sofre de alergia ao pólen? Saiba como atenuar

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 23-03-2023

Primavera também é sinónimo de alergias para além das cores e da chegada do bom tempo. O pólen anda no ar e não dá descanso aos olhos, garganta e nariz dos mais sensíveis. Saiba aqui como tratar e prevenir a alergia ao pólen, e livre-se do desconforto.

PUBLICIDADE

Os sintomas são semelhantes aos de uma constipação, pelo que nem sempre é fácil fazer a distinção. A fraca resistência ao pólen é comum, sendo uma das alergias respiratórias mais frequente. Manifesta-se quando o corpo identifica o pólen como um agente invasor.

Causas:

PUBLICIDADE

publicidade

Geralmente, é de março a julho que as plantas produzem o pólen, pelo que estes são os meses mais críticos para quem sofre da alergia. “Os pequenos grãos são transportados por insetos e pelo vento, o que faz com que possam facilmente entrar em contacto com as vias respiratórias e com o organismo dos seres humanos. Vela a pena conhecer as plantas que mais causam alergias”, pode ler-se no artigo.

Sintomas:

PUBLICIDADE

Quando em contacto com os grãos de pólen, o organismo produz anticorpos que desencadeiam os habituais sintomas deste tipo de alergia: ” tosse; garganta irritada, dificuldade em respirar, espirros e nariz a pingar, congestão nasal, olhos lacrimejantes, comichões nos olhos e vermelhidão e comichão na pele. A duração destes sintomas é muito variada, mas pode, em alguns casos, ser superior a um mês. Habitualmente, a sensibilidade destas pessoas estende-se também ao pelo dos animais e a várias poeiras”, explica.

Prevenção e como atenuar:

Consulte sempre um médico, preferencialmente um alergologista, para ter o aconselhamento mais indicado, tendo em conta o seu tipo de alergia. Só com a ajuda de um especialista poderá descobrir quais os pólenes a que o seu organismo é mais sensível. “No que se refere ao tratamento com medicamentos, existem várias opções disponíveis no mercado: anti-histamínicos, sprays e gotas nasais, descongestionantes, pomadas, gotas para os olhos e compressas frias”, informa.

Segundo o e-Konomista, por outro lado, “existem também várias práticas naturais que pode seguir no seu dia a dia, de modo a facilitar a sua vida no que se refere à alergia ao pólen. Como, evitar o exterior nos dias mais quentes e ventosos (com maior concentração de pólen), usar óculos escuros para proteger os olhos dos grãos movidos pelo vento, não abrir as janelas de casa, mudar de roupa e lavar o cabelo assim que chega a casa, evitar jardins, evitar secar a roupa ao ar livre e alguns chás podem também ajudar”, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE