Coimbra

Sodicentro cede viatura para a Student Keep entregar computadores a estudantes (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-04-2021

A Sodicentro, concessionário Mercedes e Smart,  na Rua Manuel Almeida e Sousa, em Coimbra, cria parceria com o projeto Student Keep para a entrega de uma viatura que permitirá aos voluntários da Student Keep uma maior distribuição de computadores aos alunos sem acesso ao ensino online.

PUBLICIDADE

O projeto Student Keep foi criado há um ano em Coimbra, com o aparecimento da pandemia de covid-19 e a nova realidade do ensino à distância. Numa onda de solidariedade o projeto Student Keep pretende melhorar as condições de estudantes e famílias sem possibilidades de aceder a dispositivos digitais e ainda promover a preservação do planeta com a reutilização dos materiais.

Rui Nuno Castro, da Student Keep, explica ao Notícias de Coimbra que este é um projeto que pretende resolver o problema que foi acentuado pela pandemia, o problema da desigualdade no acesso à educação, nomeadamente a falta de dispositivos informáticos para poderem acompanhar o ensino à distância.

PUBLICIDADE

“A Student Keep recolhe intenções de doação através do site ou por contacto com empresas e depois a equipa de voluntários, composta por mais de 200 voluntários em todo o país, recolhe os equipamentos, recondiciona-os e procede à entrega de acordo com as indicações que recebemos do Ministério da Educação através da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares”, explica Rui Nuno Castro.

O projeto já entregou mais de três mil equipamentos informáticos no país, mas mantem a “consciência que este trabalho que é apenas uma gota no oceano da necessidade que existe e que é enorme”, acrescenta.

PUBLICIDADE

publicidade

Sobre a importância da parceria com a Sodicentro, com a entrega de uma viatura à Student Keep, Rui Nuno Castro explica que o projeto recebe doações de maior volume em dois pontos do país, em Coimbra no Instituto Pedro Nunes e outro em Lisboa, em parecia com a EDP, o que gera a necessidade de um transporte de maior volume. É neste sentido que surgem as dificuldades para os voluntários do projeto, pois a distribuição é geralmente feita pelos voluntários nos seus próprios veículos ligeiros.

Esta parceria com a entrega de um veículo “alivia a carga que recai sobre os voluntários mas também ajuda na eficiência do projeto pois conseguimos transportar mais computadores de uma só vez, portanto perder menos tempo neste processo o que permite dedicar mais tempo a recondicionar mais computadores e entregar mais ajudas aos estudantes”, refere Rui Nuno Castro.

Ivo Monteiro, responsável comercial da Sodicentro, explica ao NDC que esta parceria surgiu a partir de um contacto da Student Keep a informar das dificuldades de transporte que enfrentavam no apoio aos estudantes com a distribuição de computadores.

“Consideramos que as empresas devem ter um papel social inserido na sociedade, desta forma a Sodicentro decidiu suportar desde a primeira hora e apoiar este projeto, que nos pareceu um projeto que deveria de facto ter algum suporte e daí a nossa presença nesta parceria”, acreenta Ivo Monteiro.

Veja aqui o vídeo do direto NDC

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE