Educação

Sociedade Portuguesa de Matemática elogia prova final do 9.º ano em formato papel

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 13-06-2024

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) elogiou hoje a decisão de realizar em formato papel a prova nacional da disciplina do 9.º ano, mas descreveu como pobre o nível de complexidade da prova.

PUBLICIDADE

Num comunicado, a SPM disse que “não estavam criadas as condições que garantissem a todos os alunos” equidade na realização da prova em formato digital, uma decisão do anterior Governo.

“Atendendo às limitações na escrita simbólica, não permitiam garantir a fiabilidade e comparabilidade dos resultados de forma a tirar conclusões sobre o desempenho geral”, disse a organização.

PUBLICIDADE

Os alunos do 9.º ano realizaram na quarta-feira a prova nacional de matemática, em formato papel, depois de o Governo ter anulado a decisão do anterior executivo de realizar a prova final em formato digital.

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação justificou a decisão por considerar que o Governo anterior não tinha assegurado às escolas as condições necessárias para a realização das provas em formato digital.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Por outro lado, a SPM lamentou que a prova realizada na quarta-feira tenha “um nível de complexidade inferior” e não avalie “de forma eficaz alguns procedimentos importantes, pois não existem questões de todos os níveis de complexidade”.

“Ou seja, os melhores alunos não encontram itens que valorizem o seu nível de desempenho e não é possível avaliar em que medida o sistema de ensino está a cumprir os objetivos relativos aos desempenhos de nível superior”, explicou a organização.

A SPM descreveu a prova como pobre no que toca à álgebra e ao cálculo, “não sendo solicitada a resolução de nenhuma equação completa ou inequação”.

Este ano, a prova “reveste-se ainda de uma maior importância na medida em que é expectável que possa avaliar se o sistema educativo permitiu a recuperação da aprendizagem” após a pandemia, defendeu ainda a organização.

A SPM recordou que, no ano letivo anterior, os resultados obtidos na prova de aferição de matemática do 8.º ano, realizada em formato digital, foram “muito preocupantes”.

Os resultados das provas do 9.º ano serão conhecidos a 08 de julho e nos casos em que os alunos peçam a reapreciação dos exames, a afixação dos resultados das reapreciações serão a 31 de julho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE