Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Sociedade de Pneumologia quer via verde para diagnóstico de cancro do pulmão

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 29-07-2021

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para a urgência de criar uma via verde de diagnóstico para as suspeitas de cancro do pulmão para acelerar exames e garantir que estes doentes tenham o tratamento adequado.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa a propósito do Dia Mundial do Cancro do Pulmão, que se assinala no domingo, o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), António Morais, sublinhou que na área da oncologia todo o tempo perdido conta e pode significar perder o doente para a cirurgia ou para um tratamento que lhe pode dar mais tempo de vida.

“O conceito de recuperação de consultas, no cancro do pulmão, não existe. Aquilo que temos de fazer é repor os serviços e dar-lhes condições para, quer a nível da medicina geral e familiar, nos cuidados de saúde primários, quer a nível hospitalar, com o diagnóstico, tudo seja o mais rápido possível”, afirmou o responsável.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta situação, disse, uma demora é absolutamente dramática. “Podemos estar a perder o doente para as terapêuticas que podem ou curar a doença ou pelo menos dar [ao doente] um tempo de vida maior”, acrescentou.

António Morais explica que, hoje em dia, a dificuldade do diagnóstico a nível hospitalar tem que ver com os tempos que são dados aos setores onde são feitos os exames.

PUBLICIDADE

“Estes doentes têm de fazer broncoscopia, têm que fazer muitas vezes eco-endoscopia, têm de fazer muitas vezes biópsias guiadas por TAC e, depois, têm o percurso normal da avaliação da biópsia para nos dar as informações todas de que precisamos para fazer um tratamento adequado. Hoje é muito mais demorado fazer um diagnóstico”, explicou.

Reconhece que as coisas estão a melhorar, depois dos bloqueios da pandemia, mas que ainda há dificuldades tanto nos serviços de cuidados primários como a nível hospitalar.

Diz que as consequências da pandemia foram evidentes logo que os doentes começaram a aparecer mais tarde e, por vezes, em estadios mais avançados da doença, colocando em risco a oportunidade de avançar com os tratamentos adequados, e que agora é preciso “correr mais depressa” no diagnóstico, sublinhando que a única forma de o fazer é criar uma ‘via verde’.

“Existem vias verdes de urgência, como a coronária, (…) e aqui também é preciso uma via verde de forma que o doente em que haja uma suspeita de neoplasia demore o mínimo de tempo possível a fazer todos os exames que são necessários para chegar a um diagnóstico objetivamente correto”, defendeu.

Se não for assim, acrescentou, “vamos perder doentes quer para a cirurgia, quer mesmo para tratamentos que poderão estar associados a uma sobrevida mais longa”.

O especialista alerta ainda para o facto de o cancro do pulmão, a principal causa de morte por doença oncológica em Portugal, apenas dar sintomas já em fases muito tardias da doença e diz que as pessoas devem estar muito atentas e não desvalorizar sintomas, procurando ajuda médica sempre que necessário.

Sintomas como a dor torácica, tosse seca persistente, expetoração hemoptoica (secreções com sangue), dispneia (falta de ar), astenia (fraqueza) ou o emagrecimento devem fazer soar o alerta e levar a pessoa ao médico.

António Morais lembra também que o principal fator de risco é o tabagismo e sublinha: “a sensibilização e a luta antitabágica são medidas cruciais de intervenção de saúde pública, que devem envolver a desconstrução dos mitos associados a estas novas formas de consumo, apresentadas de forma errada com sendo menos prejudiciais para a saúde”.

O responsável adiantou ainda que a SPP está a preparar uma proposta para que passe a existir um programa de rastreio para o cancro do pulmão, que pretende apresentar em novembro, no congresso nacional.

“É muito complexo porque envolve não só a sustentação dessa possibilidade, porque é um programa do ponto de vista logístico muito exigente, e por outro lado tem que ter também todos os cálculos em termos de ganhos e de eficácia económica”, explicou.

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Pulmão, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Associação Careca Power, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Pulmonale e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), em parceria com a AstraZeneca, vão lançar a campanha “O cancro do pulmão não tira férias” (https://saudeflix.pt/cancronaotiraferias/) , com o intuito de alertar para os sinais e sintomas da doença, considerada uma das mais mortais no mundo inteiro.

O presidente da SPP concorda que a altura de férias, não só pela disponibilidade mental, mas também de tempo, é uma oportunidade para a adoção de melhores hábitos de vida, sublinhando que é igualmente “uma boa altura para o estabelecimento de planos de cessação tabágica, o maior fator de risco” para esta doença e responsável por cerca de 90% dos casos diagnosticados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com