Coimbra

Socialistas visitam IPO e obras do Centro de Saúde Fernão de Magalhães (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 21-06-2021

A líder do Grupo Parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, esteve hoje em Coimbra numa visita ao Instituto Português de Oncologia de Coimbra e às obras do novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães no contexto da preparação para o debate do Estado da Nação.

PUBLICIDADE

O Grupo Parlamentar do PS está a realizar um conjunto de visitas a locais em que as políticas públicas marcaram a diferença no combate às consequências da pandemia, tendo a visita a Coimbra terminado com um “balanço positivo”, refere a deputada.

Na visita ao IPO de Coimbra, acompanhada pela presidente da instituição Margarida Ornelas, Ana Catarina Mendes referiu ao Notícias de Coimbra que a “visita ao IPO é a demonstração que o país não parou, e que as pessoas fizeram tudo no Serviço Nacional de Saúde para dar resposta para além da covid-19. Podemos perceber que no IPO as consultas foram feitas, que as pessoas tiveram os seus tratamentos, e também a capacidade do IPO de continuar os investimentos e das equipas se transformarem em equipas multidisciplinares”. A deputada elogiou ainda a capacidade do IPO e das suas equipas de responder não só à população de Coimbra mas a toda a região Centro.

PUBLICIDADE

Um dos aspetos destacados pela líder parlamentar é a telemedicina realizada no IPO, com a possibilidade das consultas à distância para a qual o Plano de Resiliência e Recuperação de Portugal tem uma verga muito significativa, esclarece a deputada. Também o centro de testagem próprio desenvolvido pelo IPO de Coimbra, com autonomia para fazer testagem covid-19 e que se revelou uma ajuda no controlo da pandemia foi um dos aspetos positivos no balanço da visita.

PUBLICIDADE

publicidade

A visita a Coimbra prolongou-se ainda às obras do novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães, que servirá os cuidados de saúde de cerca de 30 mil habitantes.

“Uma obra há muito necessária, um investimento público que demonstra mais uma vez que apesar da pandemia o país e o investimento público não pararam”, refere Ana Catarina Mendes.

Sobre o atraso na obra do Centro de Saúde Fernão de Magalhães, cujo início estava previsto para 2018 e conclusão em 2020, a deputada explica que esse atraso se deveu a fatores arqueológicos, e pelo facto de o rio Mondego ter estado nesta área há relativamente pouco tempo, o que implica a colocação de estacas de 22 metros para sustentação e segurança da obra, esclarece.

Na visita foi deixada a garantia por parte dos encarregados da obra que dentro de um ano o Centro de Saúde está em funcionamento.

Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, referiu que apesar do contexto de pandemia o facto das obras públicas não terem parado na cidade é uma forma de continuar a garantir postos de trabalho, e contribuir para que não se extingam empresas.

Nas visitas estiveram presentes o deputado Pedro Coimbra, o presidente da Federação de Coimbra do PS Nuno Moita, e o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado.

Veja aqui o direto NDC com Ana Catarina Mendes no IPO de Coimbra

Veja aqui o direto NDC da visita às obras do novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães

 

Veja aqui o direto NDC com Ana Catarina Mendes e Manuel Machado

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE